Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 22 de Outubro de 2008 às 15:01

    Imprimir


Pesquisadores da Universidade de Auckland resolveram testar a hipótese de que a fumaça de cigarro poderia fazer com que ex-fumantes desejassem voltar a fumar.

A reação dos ex-fumantes ao cheiro do cigarro dos outros varia muito, desde a rejeição violenta a outros que ficam aspirando a fumaça alheia com saudades. O estudo cientifico foi desenvolvido para testar o impacto da fumaça de cigarro sobre o retorno ao hábito por parte de quem o havia largado.

As informações foram obtidas com mais de 1.100 tabagistas, inscritos em programas de cessação de vicio em uma clínica de Londres, na Inglaterra. Os métodos de apoio ao fim do tabagismo variavam do uso de adesivos de nicotina até a utilização de medicamentos que ajudam na libertação do vicio.

Apos uma semana de abstinência os ex-fumantes eram solicitados a avaliar o efeito da fumaça do cigarro alheio.Dentre os participantes, 23% acharam o cheiro ligeiramente prazeroso e 54% pelo menos tentador. A taxa de retorno ao tabagismo foi dentro do esperado, embora não se estabelecesse relação direta entre avaliação como agradável do cheiro de cigarros e o retorno ao hábito. Os abstêmios recentes, que classificaram a fumaça de cigarro como tentadora, estatisticamente cederam à tentação.

O interessante foi o fato de que a tentação diminuía com o tempo e, quatro semanas após esse período, a tentação não influenciava na taxa de retorno ao tabagismo. A conclusão dos especialistas foi que achar a fumaça de cigarro tentadora não influencia no retorno, mas deve servir de sinal de que a cessação do hábito corre perigo.

(Luis Fernando Correia é médico e apresentador do "Saúde em Foco", da CBN)





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171069/visualizar/