Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 21 de Outubro de 2008 às 13:39

    Imprimir


Ao menos 21 presidiários foram mortos em uma prisão do México, no que seria uma briga entre gangues rivais seguida de um incêndio, segundo o escritório da Promotoria local.

A direção da prisão, em Reynosa, na fronteira com os Estados Unidos, disse que gangues rivais entraram em confronto nesta segunda-feira (20) por várias horas com facas e revólveres e depois atearam fogo em uma parte da cadeia. Dezenas de detentos ficaram feridos.

De acordo com a imprensa mexicana centenas de pessoas bloquearam os acessos à área de visitas da prisão e a televisão transmite imagens de familiares dos presos, em desespero, exigindo informações.

O jornalista da BBC Warren Bull afirmou que este é o último de uma série de incidentes violentos nas prisões superlotadas do México, em que presidiários reclamam das más condições e do tratamento dado pelos guardas penitenciários.

Mas, de acordo com Bull, acredita-se também que a luta dos cartéis e gangues de narcotráfico que afeta a sociedade mexicana também se reproduz no interior das prisões.

As causas desta rebelião em particular ainda não foram esclarecidas, mas fontes oficiais e analistas afirmam que uma possível luta entre gangues de narcotraficantes rivais, que disputam o controle da prisão, pode ter sido a causa.

Reynosa fica perto da fronteira com o Estado do Texas, nos Estados Unidos, área em que opera o Cartel do Golfo.

No dia 9 de outubro 17 detentos de Reynosa escaparam "pela porta principal" da prisão, aparentemente com a ajuda de quatro guardas, segundo a imprensa mexicana.





Fonte: Da BBC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171164/visualizar/