Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 21 de Outubro de 2008 às 09:23
Por: Theodora Malacrida

    Imprimir


Entre os dias 29 a 31 deste mês será realizado no Auditório da Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra (Acits) o curso de reciclagem em Hanseníase com os temas: ´Diagnóstico da Hanseníase´, ´Reação, Baciloscopia de Linfa´, ´Estudos de Casos e Prevenção de Incapacidades Físicas´.

No dia 29, as palestras serão apenas para Médicos, Enfermeiras e Fisioterapeutas, e nos dias 30 e 31 serão para os Técnicos de Enfermagem e Agentes Comunitários de Saúde.

As palestras serão ministradas pelo médico do Instituto Lauro de Souza, Bauru-SP, Jaison Barreto, e pela fisioterapeuta e coordenadora do Programa de Hanseníase de Sinop-MT, Jussara Wolhmuth.

As inscrições devem ser efetuadas no Posto de Saúde Central, Secretaria Municipal de Saúde e Programa de Combate a Hanseníase e Tuberculose, mais informações pelo 3326-1425.

COMO DIAGNOSTICAR A HANSENÍASE - A Hanseníase popularmente conhecida como “lepra”, é uma doença contagiosa que atinge a pele e os nervos. Quando atinge os nervos, pode causar incapacidades físicas, gerando deformidades.

A doença é transmitida através das gotas eliminadas no ar pela tosse, fala e espirro de pessoas que tem hanseníase e não estão em tratamento. O contato direto e permanente com o paciente em ambiente fechado, com pouca ventilação e ausência de luz solar, representa maior chance de outra pessoa ser infectada com o bacilo da hanseníase.

A maioria das pessoas resiste ao bacilo e não adoece. Entre as que adoecem, muitas desenvolvem manchas e com poucos bacilos (forma paucibacilar da doença). Outras desenvolvem formas mais graves de doença, apresentando lesões com muitos bacilos (forma multibacilar da doença).

Nem todos os tipos de hanseníase são contagiosas e estas deixam de ser, quando se começa o tratamento. O diagnostico precoce da doença e o tratamento de todos os casos é uma forma de prevenção da doença.

Sinais e Sintomas mais comuns - Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou acastanhadas, em qualquer parte do corpo, que podem ser lisas ou elevadas; caroços avermelhados ou acastanhados; áreas da pele, mesmo sem manchas que não coçam, mas formigam ou pinicam e vão ficando dormentes, com diminuição ou ausência de dor, de sensibilidade ao calor, ao frio e ao toque.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171197/visualizar/