Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 20 de Outubro de 2008 às 18:25

    Imprimir


O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, afirmou nesta segunda-feira (20) em São Paulo que “engana-se quem vê uma mudança de estratégia na atuação da autoridade monetária".

Em discurso, ele voltou a ressaltar a importância do sistema de metas de inflação para a estabilidade da economia. “O compromisso do Banco Central do Brasil com as metas de inflação também é um importante fator de segurança da nosas economia. E os superávits primários continuados tem assegurado que a relação dívida pública líquida total sobre o produto (PIB) seja cadente.

Ele afirmou, entretanto, que as decisões do Comitê de Política Monetária (Copom) vão levar em conta o recente desenvolvimento do mercado, mas “sem artificialismos que podem gerar desequilíbrios”.

Segundo Meirelles, as reservas brasileiras em dólar, embora tenham sido criticadas no passado, compõem um vasto arsenal de recursos contra a crise.

Segundo ele, com o Brasil credor em dólar, a desvalorização do real acaba trabalhando em favor das contas do país. “A cada 10% de depreciação do real, existe uma queda de 1,1% percentual da dívida líquida em relação ao PIB”.

Meirelles disse também que as reservas e as condições marcoeconômicas do país fazem com que a crise afete a economia de forma mais branda do que no passado. Ele afirma ainda que o mercado de bancos de investimento no Brasil não sofre com os problemas de falta de regulação do exterior.

“No Brasil, os bancos de investimento são regulados e fiscalizados pelo Banco Central do Brasil com regras prudenciais que estão entre as mais conservadoras do mundo”, diz.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171229/visualizar/