Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 20 de Outubro de 2008 às 16:45
Por: Lygia Lima

    Imprimir


A I Jornada de Iniciação Científica da Unemat que reúne em um único encontro três eventos distintos começou nesta segunda-feira (20.10) em Cáceres, e segue até a próxima sexta-feira (24) com o objetivo propiciar um ambiente onde pesquisadores, professores e acadêmicos possam discutir as políticas de pós-graduação na instituição.

Na abertura realizada na manhã desta segunda-feira, no Cine Xin, em Cáceres, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação da Unemat, professora Carolina Joana explicou que a realização do I Workshop dos Grupos de Pesquisa e da Pós-Graduação, o II Seminário do Convênio UFScar e Unemat (Cooperação Instituicional) que foram abertos hoje e também o IV Congresso Interno de Iniciação Científica da Unemat (Conic) que será realizados nos dias 23 e 24, são elementos fundamentais para se pensar o futuro da pós-graduação na instituição.

O reitor Taisir Karim lembrou que a realização da I Jornada Científica é um marco na história da Unemat. “Em um período curto conseguimos qualificar o quadro docente, definir políticas bastante consistentes e com isso podemos mostrar que Mato Grosso é um estado que produz ciência”, afirmou. O reitor lembrou ainda que é preciso reconhecer os esforços dos professores da Unemat para conseguir recursos externos por meio de projetos de pesquisa. “Essa é uma experiência nova para a instituição. A Unemat nasceu com a missão de formar professores e na sua trajetória, ao longo desses 30 anos, começa a se consolidar como universidade com o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão”, afirmou.

O presidente da Fundação de Apoio a Pesquisa de Mato Grosso, Antonio Carlos Camacho, afirmou que a Fapemat vai continuar apoiando eventos que visem fomentar a pesquisa e reconheceu que a Unemat vem vivendo um momento de expansão no número de pesquisas e projetos em desenvolvimento. No último edital a Fapemat aprovou 28 projetos de pesquisa apresentados por professores da Unemat que vai viabilizar um aporte financeiro de mais de R$ 800 mil para a instituição.

Na palestra de abertura a presidente do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da Região Norte, a professora Núbia Maria de Vasconcelos Maciel, da Universidade da Amazônia no Pará, falou sobre “O papel do Fórum Norte de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação”. De acordo com ela o objetivo do fórum é reduzir as assimetrias das pesquisas que se concentram majoritariamente nas regiões sudeste e sul do país, fortalecendo desta forma a qualificação e também a pesquisa na região norte, principalmente envolvendo a Amazônia.

Ainda de manhã foi realizada a mesa redonda: “Cooperação Institucional de Pesquisa e Pós-Graduação” com o presidente da Fapemat, Antônio Carlos Camacho, o professor dr. José Eduardo dos Santos, que integra o convênio UFScar e Unemt e também a professora Izaura Yamada, que é do setor de Cooperação Internacional do CNPq.

Agenda:

No período da tarde, a I Jornada Científica acontece no Celbe e também no Escritório Modelo de Assistência Jurídica (Emaj) com a exposição de painéis e consolidação das propostas do Fórum Itinerante pelos Grupos de Pesquisa da Unemat e Apresentação oral para avaliação e acompanhamento dos doutorandos em Ecologia e Recursos Naturais da UFScar/Fapemat/Unemat.

Dia 21/10 – Pela manhã acontece no Cine Xin a palestra: “Grupos de Pesquisa: produzir conhecimentos e formar pesquisadores no Brasil” e a mesa-redonda: “Cooperação Interinstitucional de Pesquisa e Pós-Graduação”.

No período da tarde no Celbe segue a apresentação de painéis pelos grupos de pesquisa e no Emaj segue a apresentação oral para avaliação e acompanhamento dos doutorandos em Ecologia e Recursos Naturais da UFScar/Fapemat/Unemat.





Fonte: Assessoria Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171237/visualizar/