Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 20 de Outubro de 2008 às 10:39

    Imprimir


Começa hoje em todo o país uma campanha de combate e prevenção à dengue. Com o início do período chuvoso, os cuidados devem ser redobrados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypt.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES), de Mato Grosso, o trabalho vai ser reforçado nos municípios com mais de 50 mil habitantes, nas cidades fronteiriças e nos municípios considerados pólos turísticos.

Todos os dias o agente de controle de vetores de Várzea Grande, Marcolino dos Santos, percorre cerca de 15 quilômetros de baixo de sol forte, com o objetivo de combater a dengue. Ele visita as casas e orienta os moradores de como evitar os focos do mosquito. "O ideal é ter os poços tampados, quintais bem limpos sem a presença de pneus e vasilhas", disse Marcolino.

A supervisora de campo, Cristiana Carvalho também trabalha no controle de doenças. O objetivo é dar suporte aos agentes de rua. Na própria moto carrega o material de apoio e as planilhas de controle de visitas. O problema de acordo com ela é que muitas vezes a população não colabora com a campanha. "É um serviço gratificante, mas infelizmente muitos recusam o nosso serviço, por não nos receberem nas casas", explicou Cristina.

No ano passado foram registrados cerca de 10 mil casos da doença em todo o Estado. Segundo a diretora de Vigilância Ambiental de Várzea Grande, Vilma de Souza, toda as sexta-feiras são realizadas reuniões para saber o andamento dos trabalhos. "Inclusive nestas reuniões podemos saber quais os problemas que foram encontrados na semana, se está havendo resistência do morador, qual é o bairro que tem maior infestação, que ação que podemos realizar no bairro", explicou Vilma.

E a campanha de combate a dengue vai ganhar um reforço financeiro. O Governo Federal irá repassar R$ 128 milhões às Secretarias Estaduais de Saúde para ações estratégicas de prevenção e combate a doença.

De acordo com a Superintendente de Vigilância em Saúde em Mato Grosso, Conceição Villa, o dinheiro vem dividido em parcelas mês a mês. "O município poderá incrementar as ações de educação e saúde, as ações do trabalho dos agentes de controle de endemias e de mobilização social para o controle da dengue", disse.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171282/visualizar/