Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 17 de Outubro de 2008 às 08:38

    Imprimir


Chamas ameaçam atingir área do Parque Nacional.

Bombeiros e brigadistas vão sobrevoar agora de manhã a área em Chapada dos Guimarães, atingida por um incêndio. Eles vão avaliar a situação e traçar as estratégias para o combate ao fogo hoje.

A queimada ameaça o Parque Nacional e já destruiu 1,5 mil hectares no entorno da reserva.

MT é líder em queimadas

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, Mato Grosso é o estado com maior número de queimadas do país. São 1.387 focos. Um incêndio, que começou no último sábado, ameaça o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães, um dos pontos turísticos do Brasil.

O vento ajuda a propagar as chamas. Para evitar que o fogo se alastre, três aviões agrícolas estão sendo usados na operação.

Os bombeiros conseguiram evitar que as chamas chegassem perto de uma das torres de controle de tráfego aéreo do Cindacta, em Chapada dos Guimarães.

Temperatura alta

Nas cidades, a fumaça das queimadas deixa o ar mais abafado. Em Cuiabá, a temperatura atinge cerca de 42 graus nesses últimos dias. A falta de chuva e de vento aumentam a sensação de calor.

Para conter as chamas, três aeronaves despejam sobre o fogo cerca de 1.500 litros de água cada. Por terra, 70 brigadistas têm dificuldade para vencer o fogo, devido ao relevo íngreme e de difícil acesso.

A reportagem do site da TV Centro América entrou em contato com o coordenador de Articulação Operacional do Grupo Especial de Prevenção e Combate a Incêndios (GEPCI), tenente coronel João Rainho Júnior.

Ele informou que a prioridade neste momento é lançar água dos aviões para diminuir a força das chamas. "A nossa prioridade é fazer o lançamento de água para quebrar a força do incêndio", informou.

Um dos focos do incêndio teria iniciado neste último domingo (12) em uma Área de Preservação Ambiental (APA), perto da estrada que dá acesso a Chapada dos Guimarães.

A atenção dos motoristas que se dirigem à Chapada dos Guimarães deve ser redobrada devido à intensidade da fumaça que atinge parte da rodovia Emanuel Pinheiro, a MT-251.

Brigadista ferido

Durante o combate ao incêndio um brigadista do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ficou ferido em função do solo íngreme no local.

Com lesão em um dos joelhos, o combatente, ainda não identificado, teve que ser resgatado por um helicóptero do órgão. Ele foi atendido no local e encaminhado para uma unidade hospitalar.

Segundo incêndio

Este ano este é o segundo incêndio de maior proporção nas proximidades do Parque Nacional. O primeiro foi no início do período proibitivo, no entorno do mirante. Um outro incêndio, desta vez dentro da área do Parque – de cerca de 33 mil hectares - queimou cerca de 90 hectares nas proximidades do quilômetro 32, na MT 251.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171350/visualizar/