Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 16 de Outubro de 2008 às 08:17
Por: Marcos Coutinho

    Imprimir


O deputado federal e ex-presidente da Federação da Agricultura de Mato Grosso (Famato), Homero Pereira, vê um cenário de "altíssimo risco para a agricultura estadual" por conta da aguda crise mundial que assola principalmente os Estados Unidos e a Europa e, por tabela, afetará a economia dos países emergentes e defende a adoção de medidas emergenciais para garantir a viabilização do setor.

"A situação é de alto risco sim e, se o governo federal não rever as regras do jogo desde já, teremos graves dificuldades no setor do agronegócio que é o grande responsável pelo superávit da balança comercial e não pode ser penalizado", avaliou Pereira, em entrevista concedida no programa Chamada Geral, da Cuiabana FM (95,9 Mhz) com participação da reportagem do Olhar Direto.

Num tom 'realista', o líder ruralista e político defende prioridade máximo neste momento de crise porque "a segurança alimentar tem que estar acima dos outros interesses". "Não se consegue produzir nada se não houver comida antes", adverte.

E a prioridade "máxima" passa necessariamente por Mato Grosso, segundo ele, porque a imensa produção estadual é responsável pelos sucessivos superávits, principalmente na questão da soja e do algodão. Por essa razão, enfatiza, o governo federal precisa flexibilizar a metodologia de captação de financiamentos para os produtores mato-grossenses.

Pereira lembra que o financiamento da safra estadual, em cerca de 80%, vem é bancado pelas tradings internacionais, que enfrentarão imensas dificuldades para obter e fornecer linhas de crédito com condições favoráveis e compatíveis com os custos de produção.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171452/visualizar/