Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 17 de Junho de 2013 às 19:43

    Imprimir


A 1ª reunião extraordinária do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira do Estado de Mato Grosso (Cipem), em 2013, foi realizada em Sinop, na última sexta-feira (14.06), na sede do Sindicato das Indústrias Madeireiras do Norte do Estado de Mato Grosso (Sindusmad). E contou com a participação do senador, Pedro Taques (PDT) e dos deputados Dilmar Dal Bosco (DEM) e Zeca Viana (PDT), onde foram discutiram os entraves que dificultam o desenvolvimento do negócio florestal, prejudicando produtores e a regiões que dependem do setor na geração de emprego e renda.


 
O presidente do Cipem, João Carlos Baldasso, apresentou o setor e destacou importância do acesso as autoridades para expôr os problemas na busca de soluções. “O excesso de burocracia, e as altas taxas na produção muitas vezes criam obstáculos para o bom andamento do segmento, tirando a competitividade em relação aos demais estados. Precisamos de Lei que incentivem o fomento do negócio florestal, para fortalecer a atividade madeireira, que tem grande força na economia de Mato Grosso”.


 
Taques agradeceu a oportunidade de participar da reunião do Cipem e poder conhecer as demandas do setor de base florestal e falou sobre a Pauta da Madeira. “Peço que levantem todas as informações - números, valores em relação a Pauta da Madeira, fazendo um comparativo com outros estados, para que eu possa solicitar a um assessor do Conselho Nacional de Políticas Fazendárias (Confaz) que verifique de que forma poderemos unificar a Pauta”.


 
Outro assunto que o senador ressaltou foi a necessidade de alteração no Código Penal brasileiro. “No caso dos empresários do setor florestal, muitas vezes são penalizados injustamente sem nenhum critério, tendo erros administrativos de um funcionário equiparado a um crime ambiental”.


 
O deputado Dilmar Dal Bosco, assegurou que estará sempre a disposição do segmento florestal e dos seus sindicatos, seja para questões tributárias, seja nas liberações de manejo florestal. “Sempre trabalho para a valoração profissional. Por isso, buscamos um mecanismo para simplificar o Fisco e o sistema de fiscalização. O setor florestal é um segmento que produz e gera emprego, onde muitos municípios dependem quase na sua totalidade do setor madeireiro. Por isso, o Estado, por sua vez, precisa fazer sua parte, dando condições para o setor trabalhar”.


 
“Defendo que o governo faça um diferencial para empresas sindicalizadas.Com isso, se cria um setor mais forte, para discutir, elaborar projetos, incentivar e ajudar. Também tenho o compromisso de aprovar a Lei, onde será criado um grupo de trabalho para ajustar e dar mais dinâmica a Legislação Ambiental de Mato Grosso”,concluiu o Dal Bosco.


 
Zeca Viana é da mesma opinião dos demais parlamentares e, junto com eles, se comprometeu a trabalhar no sentido de aumentar o arcabouço legal para garantir o crescimento e fortalecimento do setor florestal de Mato Grosso para que possa competir em igualdade de direitos com outros estados da federação.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/17147/visualizar/