Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 15 de Outubro de 2008 às 12:25

    Imprimir


Mato Grosso é um dos Estados com maior tendência ao câncer de pele do país. Por conta da localização geográfica, sofre durante quase todo ano grande incidência de raios solares utravioleta (UVA e UVB). Mesmo assim, a população não se cuida. Conforme uma estimativa do Instituto Nacional de Câncer (Inca) para 2008, os casos de doença no Estado teriam um crescimento de 35% em relação ao ano passado, com 5,270 mil novos diagnósticos. Por uma questão climática, o aumento maior seria justamente no câncer de pele não melanoma com 1,470 mil novos casos.

A doença geralmente acomete pessoas brancas e com mais 40 anos. Por desconhecer ou não se importar com os perigos do sol, mais de 94% dos pacientes com câncer não utilizavam medidas de fotoproteção, que incluem filtro solar, óculos de sol, chapéus, boné e horários adequados de exposição. Para tentar reverter o quadro da doença, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realizará no dia 8 de novembro, das 9h às 15h, a 10ª edição da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele. Cerca de 50 dermatologistas mato-grossenses farão atendimentos em postos distribuídos em Cuiabá, Várzea Grande, Tangará da Serra, Sinop, Primavera do Leste, Rondonópolis e Cáceres.

O dermatologista Roque Oliveira Neto explica que serão oferecidos exames completos da pele e orientações sobre os cuidados com a exposição solar, prevenção e descoberta precoce da doença. Os casos mais simples com diagnósticos positivos serão encaminhados imediatamente ou a partir de pré- agendamento para tratamento ou cirurgia. Já os pacientes com diagnóstico mais complexos serão encaminhados ao Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac). "O câncer é um crescimento desordenado das células da pele, por efeito cumulativo da exposição da pele ao sol".

O tumor mais frequente é basocelular, que acomete em média 65% dos pacientes. Os primeiros sintomas em geral aparecem no rosto, a partir de um caroço de difícil cicatrização. O espinocelular e queratoacantoma também são comuns, o primeiro gera lesões que nunca cicatrizam, o segundo é um caroço no dorso das mãos. Mais severo, o melanoma começa uma mancha escura na pele, as bordas são irregulares e o diâmetro assimétrico. Pode levar à morte.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171528/visualizar/