Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 15 de Outubro de 2008 às 10:30
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde decidiu pela prorrogação da Campanha de Eliminação da Rubéola até o dia 31 de outubro. Conforme o secretário, Augustinho Moro, a decisão foi tomada estrategicamente no intuito de que os municípios envidem esforços de atingir a meta proposta de vacinar pelo menos 95% da população estimada em 1.472.681. Até a presente data o Estado vacinou 87.07%, faltando apenas 8% desta população. “Solicitei aos municípios via ofício, que adotem estratégias mais firmes no empenho e entendimento de que o sucesso da campanha se traduzirá na contribuição para eliminação da rubéola e o bem estar coletivo da população. Atingindo a meta, estaremos cumprindo os objetivos da Campanha Nacional que é a eliminação da rubéola nas Américas”.

Augustinho Moro faz o alerta aos municípios de grande concentração populacional, que ainda não atingiram as suas metas na intensificação de suas ações, exemplificando Cuiabá que ainda falta vacinar 26.92%, ou seja, o equivalente a 63.527 pessoas não vacinadas. Várzea Grande tem ainda uma meta a cumprir de 14.19%, faltando 33.412 pessoas. Sinop com uma meta a alcançar de 5.78% de uma população não vacinada de 13.635 pessoas.Em Primavera do Leste resta 4.25% faltando vacinar 1.003 pessoas. Tangará da Serra com 3.15%, de um total não vacinado de 7.341 pessoas. Além de outros municípios que restam percentuais menores. “Esta reta final exige-se dos municípios concentração e empenho pela importância da campanha que prevê uma vida saudável para futuras gerações, vez que as gestantes que contraem a rubéola podem principalmente ter os seus bebês com problemas respiratórios, cegueira, surdez entre outras conseqüências”, disse o secretário.

Moro ainda faz um agradecimento especial ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Leônidas Duarte Monteiro, que permitiu que o Estado e os municípios disponibilizassem pontos de vacinação nos grandes colégios eleitorais durante a realização da votação do 1º Turno."Foi o único Estado da Federação que contou com a sensibilização do Tribunal Regional Eleitoral na contribuição da erradicação da rubéola".

Segundo Dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, já foram vacinadas 1.282.287 pessoas, totalizando 87.07%, o que corresponde a um total de 651.762 mulheres vacinadas, um percentual vacinado de 89.60% e 630.525 homens vacinados, totalizando 84%.





Fonte: SES-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171538/visualizar/