Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Domingo - 12 de Outubro de 2008 às 13:59
Por: Adriana Nascimento

    Imprimir


O macaco-prego, muito encontrado nos biomas de floresta e pantanal em Mato Grosso, é uma das espécies mais ameaçadas de extinção conforme a "Lista Vermelha dos seres vivos em perigo" da IUCN (sigla em inglês para União Internacional para a Conservação da Natureza), que divulgou o documento no último dia 6, em Barcelona, Espanha.

Antes da lista da IUCN o Ministério do Meio Ambiente (MMA) também elaborou sua lista de ameaçados. A lista completa está divulgada na página do MMA e todos os cidadãos podem acessar e pensar em soluções sobre como manter os habitats dessas espécies preservados para que não sejam extintos.

Nessa lista Mato Grosso não tem anfíbios, répteis ou invertebrados terrestres em ameaça. Em compensação tem aves, como a águia-cinzenta e mamíferos, como é o caso do cervo-do-pantanal, seriamente ameaçados.

Isso quer dizer que o homem está causando forte impacto sobre o modo de vida e sobrevivência desses animais. Portanto, a lista serve como alerta de quão e quantos devem ser prioritariamente protegidos. A lista de Mato Grosso contém ainda: lobo-guará, cachorro-vinagre, jaguatirica, gato-do-mato, gato-maracajá, gato-palheiro, onça-pintada, ariranha, tatu-canastra e o tamanduá-bandeira.

E dentre as aves estão: jacu-de-barriga-vermelha, arapaçu-pardo-do-xingu, ytco-tico-do-campo, bicudo-verdadeiro, caboclinho-do-sertão, caboclinho-de-papo-branco, andarilho, joão-do-Araguaia, maria-do-campo, tricolino-canela, arara-azul-grande, codorna-buraqueira e a borboleta (Lepdoptera).

Se compararmos essa lista com a da IUCN pode-se notar que os primatas são os animais amazônicos em pior situação. A conclusão é do analista de biodiversidade da ONG Conservação Internacional (CI), Adriano Paglia. "Na lista aparecem 17 novos primatas que não constavam antes", alerta o pesquisador. Ao todo, a Amazônia tem citadas 29 espécies e subespécies de primatas , em três diferentes níveis de ameaça de extinção.

Mas esse é apenas um dos alertas. O documento da IUCN alerta também que um quarto dos mamíferos terrestres, um oitavo das aves, um terço de todos os anfíbios e 70% das plantas de todo o planeta estão perto de desaparecer.

As explicações da IUCN para este quadro são a ameaça global à biodiversidade, que vai da destruição natural ou humana dos habitats, à captura ilegal, às doenças infecciosas ou às alterações climáticas.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171666/visualizar/