Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 10 de Outubro de 2008 às 14:33
Por: Folha Online

    Imprimir


O brasileiro poderá comprar tudo com o que sonha no Natal e torcer para o Ano Novo ser melhor, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em entrevista a portais no Palácio do Planalto. "Precisamos nos preparar para a gente comprar tudo o que a gente sonha comprar no Natal. E torcer para o Ano Novo ser infinitamente melhor."

Segundo Lula, os efeitos da crise financeira originada nos EUA serão menores no Brasil. "Estou convencido de que o país sofrerá menos do que qualquer outro com a crise econômica surgida nos Estados Unidos." Para o presidente, essa não é uma crise dos pobres. "O calo é no pé dos ricos", disse.

Mais tarde, em evento em São Paulo, Lula afirmou ser "preciso a intervenção política e a busca de soluções [para crise] pelos BCs [bancos centrais] de todo o mundo". "É chegada a hora da politica procurar medidas regulatórias contra a anarquia [nos mercados financeiros]", afirmou.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, estão nos Estados Unidos para participar de reunião do G20 financeiro, neste sábado. Antes de embarcarem, eles foram orientados por Lula a defender supervisão internacional sobre mercados.

A reunião do G20 foi convocada a pedido do secretário do Tesouro dos EUA, Henry Paulson, para discutir formas de coordenar novas ações contra a atual crise financeira.

Em discurso hoje, o presidente dos EUA, George W. Bush, disse que o sistema financeiro americano não está isolado do resto do mundo e destacou as reuniões que ocorrerão a partir de hoje entre o governo americano e representantes do G7 (grupo dos sete países mais ricos) e do G20.

"Estamos trabalhando com o mundo inteiro", disse o presidente. Segundo ele, isso é um "sinal inequívoco de que vamos superar os problemas juntos".

O G20 é grupo formado pelos ministros da Fazenda e presidentes de Bancos Centrais dos países ricos do G7 (Estados Unidos, Reino Unido, Canadá, França, Alemanha, Itália e Japão), além de União Européia, Austrália, China, Índia, Brasil, Argentina, México, Rússia, Indonésia, Arábia Saudita, África do Sul, Coréia do Sul e Turquia. O Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial também estão representados. Mantega é o atual presidente do grupo.





Fonte: Agência Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171702/visualizar/