Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sexta - 10 de Outubro de 2008 às 13:56

    Imprimir


Dos 81 candidatos que tentaram a reeleição, só 40 conseguiram.

Mato Grosso foi o Estado que teve o menor número de prefeitos reeleitos no país. Um estudo feito pela Confederação Nacional dos Municípios (CNP) aponta que dos 81 candidatos que concorreram à reeleição, 40 tiveram vitórias nas urnas, ou seja, 49,4%. O número está bem abaixo da média nacional, que foi de 66%. Os Estados que mais reconduziram prefeitos foram São Paulo, com quase 73%, e Minas Gerais, com 68%.

Na eleição municipal de 2004, a taxa de reeleição em Mato Grosso foi muito superior, chegando a 70,4%. Dos 54 candidatos à reeleição naquele ano, 38 tiveram êxito nas urnas. Já em 2000 foram 76 candidatos à reeleição em Mato Grosso e 38 foram eleitos, representando 50% do total.

Determinante

Segundo a última pesquisa da CNM sobre fatores determinantes da reeleição, foi possível constatar que a administração exercida pelo prefeito em seu primeiro mandato, principalmente em termos de responsabilidade fiscal e de resultados sociais dos gastos públicos, são os fatores que mais influenciam na reeleição dos prefeitos.

O estudo revelou que, a partir de 1º de janeiro, 59% dos prefeitos vão estar no primeiro mandato e 41% serão reeleitos. Essa diferença entre os dois grupos é a menor registrada até hoje. Significa que este vai ser o mandato com a maior proporção de reeleitos.

A CNM também revela que as últimas três eleições municipais vêm apresentando algumas mudanças que refletem novas conjunturas políticas e culturais no país. O perfil dos eleitos e as escolhas dos eleitores estão refletindo novas tendências que apontam, entre outros dados, para: a eleição de candidatos mais jovens; e o aumento progressivo do número de mulheres candidatas e eleitas.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171706/visualizar/