Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 09 de Outubro de 2008 às 16:04

    Imprimir


Trinta e cinco das 360 famílias assentadas no PA Banco Safra no município de Nova Xavantina (414 quilômetros de Cuiabá) criaram uma cooperativa para produção de leite e derivados, a Cooperleste. Eles produzem por dia 1,5 mil litros de leite e pretendem atingir o volume de 4 mil litros a partir de janeiro de 2009, após a conclusão e ampliação do laticínio e a adequação das normas técnicas de vigilância sanitária.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) foi fundamental para impulsionar o funcionamento da cooperativa, financiando o projeto da cooperativa pelo programa Provemais para a reforma e adequações e recursos de Projetos de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Agropecuário (Prodesa) para aquisição de novos equipamentos.

A médica veterinária do Indea, Daniela do Nascimento Schetino, realizou vistoria nas obras e orientou os associados sobre a normativa 51, que trata sobre a rastreabilidade do rebanho.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon Weirich, falou aos assentados sobre o programa do governo voltado a bacia leitego e o programa Luz para Todos. O presidente da cooperativa, Geovan Ribeiro Gomes, e o vice presidente, Luis Gonzaga Lopes da Silva, solicitaram a ajuda do governo para a melhoria do sistema de captação de água potável do assentamento.

O superintendente de Programas Especiais da Seder, Paulo Bilego, o chefe regional do Indea no Araguaia, Luiz Alberto Victor de Matos e o representante do MT Regional, Fabiano Dall Agnol, acompanharam o secretário Neldo Weirich.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171769/visualizar/