Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Quinta - 09 de Outubro de 2008 às 15:57

    Imprimir


Mensagem falsa cita o G1 e não especifica nome da celebridade. Objetivo dos criminosos é invadir máquinas para roubar dados bancários.

Para invadir computadores, golpistas da internet criaram um golpe escrito em português que anuncia um falso acidente envolvendo um ator famoso. Sem especificar o nome do artista, o e-mail fraudulento enviado em nome da Central Globo de Jornalismo diz que o acidente de automóvel deixou “dois mortos e um ferido".

A mensagem usa os logotipos da Rede Globo, do site de notícias G1 e também informa que o conteúdo foi verificado pela empresa de segurança Trend Micro -- por isso, poderia ser visualizado com segurança. A estratégia visa passar credibilidade ao internauta, para que ele clique no link sugerido na mensagem.

Ao clicar, o usuário é direcionado para um site falso do G1. Segundo a Trend Micro, essa página tenta baixar um software malicioso que rouba informações com o uso de keyloggers, ou ferramentas que copiam os dados digitados no teclado.

“Quando a curiosidade é maior do que a preocupação de afetar a segurança do computador, a dica é acessar diretamente a página indicada, em vez de usar o link disponibilizado no e-mail", ensina Eduardo Godinho, analista de ameaças da Trend Micro.

Esse tipo de fraude, conhecida como phishing scam, é baseada no envio de e-mails ou divulgação de links na web sugerindo que os internautas baixem arquivos ou visitem sites maliciosos. Quando aceitam a sugestão, as vítimas em potencial podem infectar seus computadores involuntariamente com programas maliciosos. Geralmente, essas pragas instaladas na máquina têm como objetivo roubar informações pessoais dos usuários de internet.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171770/visualizar/