Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 09 de Outubro de 2008 às 08:17
Por: Eumar Novacki

    Imprimir


Considerado o verdadeiro ‘dragão’ mundial uma vez que a cada seis ou sete anos o país dobra o tamanho de sua economia, a China realiza em 2008, a 104ª edição da maior feira comercial do mundo e Mato Grosso estará presente nesse acontecimento: a ‘Feira de Cantão’. No ano passado o volume de negócios chegou a atingir 25,43 bilhões de dólares durante a primeira sessão da feira e este ano, tem como foco principal, produtos manufaturados, têxteis, vestuário, alimentos, medicamentos e principalmente os produtos mecânicos e eletro-eletrônicos que foram os mais ativos, totalizando US$ 16 bilhões na edição de 2007, ou seja, responsáveis por 62,9% do total de contratos fechados durante a realização da feira.

Nosso objetivo é levar Mato Grosso e suas potencialidades ao ‘ninho’ de negócios prósperos: a China, e tentar estreitar laços comerciais com esse país que cresce 10% ao ano, ocupa o 4º lugar em exportações e o primeiro lugar no mundo em força de trabalho. Na China, 49,5% do PIB da economia gira em torno da indústria (40% manufaturados), apenas 11% da agricultura e mesmo assim, o país ainda é o maior produtor mundial de alimentos com mais de 500 milhões de suínos, 450 milhões de toneladas de grãos onde se destaca a produção mundial de milho e arroz.

O Brasil é um dos países em desenvolvimento com fortes ligações comerciais e promissoras com a China sendo ela o principal destino das exportações mato-grossenses e é exatamente dentro desse contexto, que estamos procurando mostrar que Mato Grosso tem todas as condições de atrair investimentos dos chineses e impulsionar a economia mato-grossense através das exportações de insumos, por exemplo. A taxa de crescimento da China é superior as maiores economias mundiais, inclusive a do Brasil. O Produto Interno Bruto (PIB) atingiu 2,2 trilhões de dólares em 2006, fazendo deste país a 4ª maior economia do mundo. Estas cifras apontam que a economia chinesa representa atualmente 13% da economia mundial. Porém é um mercado ‘faminto’ por matéria prima.

O governo chinês investe ‘pesado’ em subsídios agrícolas, criando incentivos governamentais e investindo na produção de tecnologia, sai na frente com relação aos demais países produtores, porém, a China carece de matéria prima e por isso precisa importar. Do lado de cá do mapa, Mato Grosso deslancha no cenário econômico como maior produtor de soja e algodão do mundo, além de ser detentor do maior rebanho bovino do país. Semelhante à China, nosso Estado tem uma taxa de crescimento superior à média nacional (3,9% a.a), mas, para se desenvolver de forma sustentada busca atrair investimentos também dos mercados internacionais. A exemplo do que fez a China e os demais países que participam do bloco econômico, o Brasil trabalha a abertura da economia para a entrada do capital internacional. Muitas empresas multinacionais, também conhecidas como transnacionais, se instalaram e continuam instalando filiais na China, porque encontram baixos custos de produção, mão-de-obra abundante e um mercado consumidor amplo, pois o país concentra 20% da população mundial.

Se este cenário impulsiona o país oriental - que conseguiu nos últimos 25 anos tirar 200 milhões de pessoas da linha da pobreza absoluta e inseri-los na classe produtiva. Mato Grosso vê nessa feira uma oportunidade ímpar para aproximar as economias, os interesses de mercado e as oportunidades em expandir fronteiras comerciais. Com muita diligência foi montada uma comitiva para participar da Canton Fair, popularmente conhecida, como ‘Feira de Cantão’. Queremos aproveitar o ensejo e nos colocar como um Estado economicamente próspero e reiterar que somos (se levarmos em consideração o alto índice de crescimento, as características naturais fontes de riqueza, associadas às políticas de governo de incentivos fiscais e desenvolvimento sustentável) capazes de atrair investidores estrangeiros. Fato este que tem aumentado consideravelmente, nos últimos anos, o grau de confiabilidade em Mato Grosso. Um Estado que graças à visão estadista do governador Blairo Maggi, além de prolífero se tornou promissor.

Ao todo, mais de 150 mil tipos de produtos com qualidade e preços altamente competitivos serão expostos na ‘Feira de Cantão’ que através dos 851 mil m² de exibição e 42.659 mil estandes de exposição se firma como grande plataforma para o comércio internacional.

* Eumar Roberto Novacki é secretário-chefe da Casa Civil





Fonte: Casa Civil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171828/visualizar/