Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 09 de Outubro de 2008 às 07:14
Por: Auro Ida

    Imprimir


As eleições municipais deste ano em Mato Grosso mostraram que o instituto da reeleição não é a garantia de vitória, como é tratado no meio político. Dos 76 prefeitos, que disputavam um novo mandato no Estado, 39 (51%) conseguiram a vitória, enquanto 37 amargaram a derrota. Esse quadro indica, de forma clara, que a reeleição não transforma, quem está no exercício do poder, num "bicho papão" eleitoral.

A vitória mais expressiva foi do prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos (PR). Ele começou a disputa bem atrás, mas virou a sucessão obtendo mais de 57% dos votos válidos. "A disputa em Várzea Grande foi um rolo compressor dos governos municipal e estadual", reclamou o candidato derrotado, ex-governador Júlio Campos.

"A nossa vitória foi reconhecimento da população a nossa administração", avaliou Domingos. A derrota mais marcante foi em Rondonópolis, onde o prefeito Adilton Sachetti (PR) foi suplantado pelo deputado Zé do Pátio (PMDB) por pequena margem. "Foi a vitória do povo", comemorou o parlamentar. "O povo não entendeu a nossa gestão", avaliou o chefe do executivo municipal.

Numa análise nas principais cidades do Estado, aponta também um equilíbrio nesse embate entre a reeleição e mandato novo. Em Cáceres a disputa foi voto a voto e favoreceu o prefeito Ricardo Henry (PP) contra o ex-prefeito Túlio Fontes (DEM). A reclamação do democrata para a derrota foi o abuso do poder econômico. Já em Barra do Garças, o prefeito Zózimo Chaparral (PC do B) saiu derrotado pelo ex-prefeito Wanderley Farias (PR).

A prefeita de Maria Izaura (PDT) derrotou o ex-prefeito Romoaldo Júnior (PMDB) por apenas 45 votos, enquanto o empresário Chicão Bedin (PMDB) foi vitorioso contra o prefeito Dilceu Rossato (PR), que o havia derrotado em 2004 por uma diferença de 50 votos.

Por outro lado, em Primavera do Leste e Tangará da Serra, os prefeitos Getúlio Vianna (PR) e Júlio César Landeia (PR) derrotaram, respectivamente, os candidatos do DEM, Eraldo Gonçalves Fortes, e Olga Muraro, esta esposa do ex-deputado Jaime Muraro, que teve a candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171835/visualizar/