Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 08 de Outubro de 2008 às 18:03
Por: Rubens de Souza

    Imprimir


De volta a Cuiabá depois de assistir a derrota do seu candidato à prefeitura de Rondonópolis, o governador Blairo Maggi concedeu entrevista ao 24 Horas News e esclareceu alguns assuntos que foram usados pelo prefeito e candidato a reeleição em Cuiabá, o tucano Wilson Santos, durante a campanha do primeiro turno das eleições municipais da capital do estado. Sem rodeios, Maggi foi direto ao ponto e fez duras críticas ao candidato do PSDB. Para Blairo, Wilson Santos não tem nada a reclamar em relação ao trabalho que o estado vem fazendo em prol de Cuiabá. “Wilson não pode reclamar de nada, a maior parte do ICMS vem para Cuiabá”, disparou.

O governador afirmou que Cuiabá é a cidade responsável pelo gasto de mais da metade do ICMS arrecadado no estado. Segundo o chefe do executivo estadual, a maior parte do pagamento dos funcionários da saúde, educação, é feito com o dinheiro do ICMS. “Mais de 60% do ICMS arrecadado é gasto em Cuiabá. Por que ele (Wilson) reclama, se coloca na mão do município o governo não aparece” opinou. Segundo Maggi, o interior não tem questionado o executivo estadual como vem fazendo o prefeito de Cuiabá. “No interior do estado o governo é reconhecido, precisamos mostrar o que é e o que não é feito”, disse. O governador ainda destacou que o estado não tem obrigação de construir nos municípios, mas tem feito muito por Cuiabá. “Não temos a obrigação de fazer um metro quadrado no município, mas estamos fazendo. A prova disso é que o estado tem asfaltado vários bairros”, comentou.

Maggi afirma que Cuiabá só conseguiu receber mais dinheiro do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) devido ao empenho e prestígio do governador junto ao presidente da república, Luis Inácio Lula da Silva. “Eu pedi ao Lula, no trajeto do aeroporto ao Centro de Eventos do Pantanal, quando ele veio até Cuiabá, para aumentar os recursos do PAC para a capital do estado”, revelou. O governador ainda disse que os R$ 45 milhões que Wilson vem destacando são frutos de um empréstimo e quem vai pagar a conta é a população, através dos impostos.

Para Blairo, o prefeito não tem motivos para reclamar, quando o estado cedeu cerca de 400 funcionários da saúde para trabalharem no município sem custo para a prefeitura. “Quem paga os salários desses funcionários é o estado”, pontuou. Maggi também questionou o prefeito sobre um acordo que tem o governo estadual. “Santos não fala que o governo fez um acordo com o município para abater R$ 90 milhões em dívidas da Sanecap”, aponta. O governador explicou que pelo acordo, o município vai oferecer água por 33 anos ao estado.

Sobre o segundo turno da eleição em Cuiabá, Maggi garante que só vai entrar quando for realmente necessário. “A eleição municipal é mais local. Mauro tem que se comprometer com a população, mostrando as melhores propostas e que pode ser o melhor administrador de Cuiabá”.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171855/visualizar/