Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 07 de Outubro de 2008 às 07:52

    Imprimir


Quarenta e cinco políticos "fichados" pela AMB (Associação dos Magistrados Brasileiros) foram eleitos ou disputam o segundo turno no próximo dia 26 no país. O número corresponde a mais de um terço dos listados pela entidade (126) antes das eleições.

Os 33 eleitos, incluindo dois vice-prefeitos, e os 12 que ainda disputam as prefeituras nos municípios com mais de 200 mil eleitores respondem a ações penais ou de improbidade administrativa.

A chamada "lista suja" foi divulgada pela AMB com todos os candidatos processados nas 163 cidades com mais de 100 mil eleitores.

Há dois meses, em julgamento de ação da própria AMB, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu que os candidatos que não fossem condenados em última instância podiam concorrer nas eleições.

Apesar de parte ter saído vitoriosa das urnas, o presidente da AMB, Mozart Valadares, diz que a campanha não foi em vão.

"A única coisa que me deixa triste é o fato de não termos conseguido fazer o trabalho em todas as cidades do país. Mas a sensação é de dever cumprido. Faria tudo outra vez. A AMB não quis induzir o eleitor. O eleitor é soberano. É ele quem faz o julgamento, que tem que ser respeitado. O que a entidade fez foi apenas uma prestação de informações."

Além disso, de acordo com Valadares, todo processo no país é lento. Em 2010, no entanto, ele diz esperar que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) crie um mecanismo para que os próprios candidatos, ao registrar a candidatura, declarem se são alvos de processos.

"Se isso não for feito, será criada uma estrutura dentro da entidade para listar os processos de todos os candidatos a deputado estadual, federal, senador, governador e presidente", afirma o presidente da AMB.

Em São Paulo, um dos "fichados" será declarado prefeito, já que tanto Marta Suplicy (PT) quanto Gilberto Kassab (DEM) são réus em processos.

Em todo o Estado, foram dez "fichados" eleitos. Orlando Morando (PSDB), em São Bernardo, e Oswaldo Dias (PT), em Mauá, estão no segundo turno. No Rio de Janeiro, sete listados venceram, incluindo a ex-governadora Rosinha Garotinho (PMDB), em Campos.

Em Goiás, os ex-governadores Maguito Vilela e Iris Rezende (ambos no PMDB), também listados, foram eleitos em primeiro turno em Aparecida de Goiânia e Goiânia.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/172030/visualizar/