Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 01 de Outubro de 2008 às 15:10

    Imprimir


Após a assembléia com o Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Mato Grosso (Sindsep-MT), funcionários das unidades regionais e locais do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) decidiram aderir o movimento nacional e iniciarão na segunda-feira (6), greve por tempo indeterminado.

Ao todo, o Dnit de Cuiabá tem 60 servidores, dos quais 32 compareceram à reunião de ontem. Quatro se abstiveram da votação. O Sindsep-MT vai apoiar a movimentação com o suporte logístico e judicial e também vai arcar com as despesas do representante que irá amanhã para Brasília.

A categoria requer aumento e equiparação salarial, tendo como referência a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Segundo o representante dos trabalhadores, Marcelo Guilherme de Sousa, trata-se de uma insatisfação em relação ao texto da Medida Provisória 441, publicado há duas semanas. "Um dos temas questionados são os pontos de gratificação por produtividade, que ficou defasado entre 20% a 30%, muito aquém do que havia sido previamente discutido".

A mobilização contará com a adesão da maioria dos Estados brasileiros, que lutam contra os acordos entre o governo federal e a classe, que não foram cumpridos. O embate entre categoria e União, de acordo com o presidente do Sindsep-MT, Carlos Alberto de Almeida, se sustenta no fato de que, o Ministério do Planejamento interpretou de forma equivocada a medida provisória 441. "Esta medida deveria contemplar todas as categorias do Ministério do Transporte de forma igualitária, sem distinção de pastas", avaliou.

Segundo Jardes Pacheco, também membro da comissão regional, a paralisação das atividades acarretará na interrupção de obras em todas as rodovias federais do Estado, como as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) que acontecem nas Brs 158, 163 e 364. "Além das balanças de pesagens e o controle dos redutores de velocidade que também estarão fora de atividade", completou.

Além disso, servidores ainda questionam a ausência do presidente do DNIT, Luiz Antônio Pagot, que, segundo eles, não está a par das negociações e nesse momento encontra-se licenciado para campanhas políticas. Na quinta-feira (2), às 16h, os funcionários do Dnit de Mato Grosso estarão reunidos no auditório do órgão para traçar as estratégias do movimento grevista.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/172220/visualizar/