Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 01 de Outubro de 2008 às 13:29

    Imprimir


Suplementos com vitamina C podem reduzir substancialmente a eficácia de medicamentos para combater o câncer, sugeriu uma pesquisa americana.

Os pesquisadores do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, em Nova York, testaram em laboratório vários medicamentos usados em quimioterapia em células cancerosas tratadas previamente com uma forma de vitamina C (DHA, ácido dehidroascórbico).

Eles verificaram que os remédios mataram de 30% a 70% menos células de câncer em comparação a células do mesmo tipo com vitamina C. A variação percentual dependia do tipo de droga testado.

Depois, os cientistas buscaram uma confirmação dos resultados implantando células cancerosas humanas em ratos de laboratório.

Embora a quimioterapia mantivesse tumores não tratados sob controle, os tumores cresceram mais rapidamente quando as células haviam sido tratadas antes com vitamina C.

A pesquisa foi divulgada na revista Cancer Research, da Associação Americana de Pesquisa do Câncer (AACR, em inglês).

Mitocôndria

Alguns tipos de medicamentos contra o câncer produzem moléculas conhecidas como radicais livres de oxigênio, que podem reagir com outras moléculas da célula cancerosa, forçando a sua morte.

Em teoria, a vitamina C pode "varrer" os radicais livres, mantendo as células cancerosas vivas apesar do tratamento quimioterápico.

O estudo, que incluiu a participação de pesquisadores da Universidade de Columbia, verificou que a vitamina C protege estruturas dentro das células responsáveis pela produção de sua energia - as mitocôndrias que, se danificadas, podem levar a célula à morte.

"A vitamina C parece proteger a mitocôndria de danos maciços, salvando a célula. E, diretamente ou não, todas as drogas de combate ao câncer funcionam para desarticular a mitocôndria e provocar a morte da célula", disse Mark Heaney, líder da pesquisa.

Trabalhos anteriores da mesma equipe demonstraram que a vitamina C, aparentemente, é acumulada dentro das células cancerosas mais do que nas células normais.

"Nós reconhecemos que o DHA (ácido dehidroascórbico) é a forma de vitamina C que entra nas células, e que o microambiente do tumor permite às células de câncer converterem mais vitamina C em DHA", afirmou Heaney.

O pesquisador disse que suspeita que a vitamina C seja boa para as células de tecidos normais porque dá maior proteção à mitocôndria e, assim, prorroga a vida da célula. "Mas isto não é o que você quer quando está tentando eliminar células cancerosas", disse ele.

Heaney ressalta que os pacientes com câncer deveriam adotar uma dieta saudável, que inclua alimentos ricos em vitamina C. O seu uso em grandes doses em vitaminas compradas nas farmácias é que é preocupante, afirmou.





Fonte: da BBC

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/172234/visualizar/