Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 01 de Outubro de 2008 às 10:57

    Imprimir


O desabamento de parte de uma escola na cidade de Belyayevka, na região de Orenbug, na Rússia, matou cinco crianças e deixou ao menos outras quatro feridas nesta quarta-feira, de acordo com o Ministério russo de Serviços de Emergência.

De acordo com informações preliminares divulgadas pela agência de notícias russa RIA Novosti, uma parede de apoio desabou, provocando o desmoronamento de três lances da escadaria que ligava o segundo ao terceiro andar da escola.

"A principal parede de apoio do prédio desabou e não a escadaria em si. O acidente não foi causado pela manutenção do telhado, mas pode estar relacionado com a remoção de antigas janelas", disse Angelika Linkova, representante do escritório da Promotoria local.

Com o desmoronamento da parede de apoio, uma parte inteira do prédio desabou, espalhando escombros por uma área de cerca de 250 metros quadrados.

"Na manhã desta quarta-feira, trabalhadores estavam trocando as janelas no primeiro andar da escola. Depois que as janelas antigas foram retiradas, as paredes da escola começaram a rachar. Os trabalhadores informaram o diretor e teve início uma retirada. O desabamento aconteceu durante a retirada", afirmou Timur Pishpanov, vice-promotor do distrito de Belyayevka ao site do canal russo Russia Today.

O desabamento expôs um mapa da região e um pôster em memória dos heróis locais de guerra nas paredes internas do que era a escadaria. A escola mantém alunos entre 7 e 17 anos.

O Russia Today afirma que 16 veículos e mais de cem homens estão trabalhando para limpar o local da tragédia. Ainda segundo o canal, a escola será demolida.

Moradores locais correram para ajudar os bombeiros e a polícia, que tentavam resgatar crianças. Funcionários das equipes de emergência levaram um guindaste para ajudar a remover os escombros.

"Onze crianças foram tiradas dos escombros, cinco delas estão mortas, quatro estão feridas e 800 pessoas foram retiradas do local", afirmou uma porta-voz do ministério de Emergências, cujo nome não foi divulgado. "Não se espera que o número de mortes aumente", acrescentou.

A Promotoria abriu uma investigação criminal sobre o caso pela possibilidade de violação de normas de segurança, ao mesmo tempo em que especialistas tentavam identificar a principal falha na fabricação do prédio, construído em 1962.

Muitas escolas russas estão deterioradas após décadas de negligência, embora o Kremlin tenha prometido reformar os prédios em piores condições.

Com Reuters





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/172248/visualizar/