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Economia
Terça - 30 de Setembro de 2008 às 19:22

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Preços baixos, comodidade de comprar sem sair de casa e aumento na oferta de produtos. Essas são algumas das vantagens do comércio na Internet que cresceu 45% no primeiro semestre deste ano, na comparação com o ano passado, conforme aponta pesquisa de uma consultoria brasileira. Mas os consumidores têm que tomar cuidados ao gastar na Web.

Este ano, em Mato Grosso, o Procon registrou 141 reclamações de consumidores contra produtos ou serviços adquiridos pela Internet. Isso representa um aumento de 25% em relação ao ano passado quando o órgão registrou 106 reclamações formais. Um dos clientes é o estudante Zequias Nobre. Ele e uma centena de pessoas tomaram um susto ao saber da notícia da falência neste mês de setembro de uma empresa especializada em vendas online de produtos de informática.

Nobre comprou um notebook no valor de R$ 1,4 mil no site da empresa há cerca de 40 dias. E agora luta pelo ressarcimento financeiro. Ele soube da falência quando resolveu questionar a empresa sobre a demora para receber o produto, mas ao acessar o site leu apenas uma nota oficial com pedido de desculpas.

Atenção clientes

De acordo com o Procon, nas compras efetuadas fora do estabelecimento comercial, como é o caso da Internet, o consumidor deve buscar informações sobre o site. Confiabilidade e referências, por exemplo.

Zequias diz que acessou sites considerados confiáveis e pediu informações sobre a empresa. Observou o registro oficial da empresa – CNPJ - e só depois optou por compar o notebook que foi pago por meio de boleto bancário. No entanto, a empresa faliu. Num site de reclamações da Web, Nobre encontrou quase uma centena de clientes lesados pela empresa e que estão à procura de ressarcimento.

Em nota oficial divulgada no site, a responsável pelo site diz que não conseguiu administrar a empresa da maneira correta. “No princípio tinha uma visão; hoje tenho outra: a de como é insustentável trabalhar na Internet” (...) quero cumprir todos os contratos. Para isto, peço que entrem em contato através do e-mail”.

Dicas

Para evitar problemas como esse, especialistas recomendam checar se seu número de CNPJ é verdadeiro no site da Receita Federal. Se o endereço registrado na Receita for diferente do apresentado na página, por exemplo, isso já pode ser um sinal de problemas.

Outra medida preventiva importante é jamais pagar a compra com depósito em conta de terceiros. A conta tem de estar no nome da loja virtual. Finalmente, vale ainda enviar um e-mail pedindo a confirmação dos dados da empresa, para verificar se a mensagem de resposta vem de um endereço com o mesmo domínio da loja virtual.

Para outras informações, procure o Procon-MT pelos telefones (65) 3613-8500 e 151.





Fonte: TVCA

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