Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 30 de Setembro de 2008 às 09:46

    Imprimir


O Conselho Monetário Nacional (CMN) prorrogou para 15 de outubro o pagamento das parcelas de investimentos vencidas entre 1º de janeiro e 30 de setembro de 2008 e que estavam previstas para serem pagas na quarta-feira (1º). A decisão foi publicada ontem por meio da Resolução 3.611 do Banco Central.

A medida foi recebida pelos produtores como uma prorrogação da “sobrevida” dos agricultores, já que o adiamento não muda o cenário da falta de capacidade de pagamento do setor. “Essa decisão de prorrogar a data de pagamento visa, na verdade, socorrer a parte operacional dos bancos, que não conseguiram se adequar às normas para realizar o atendimento aos clientes”, afirma o diretor administrativo da Aprosoja em Mato Grosso, Ricardo Tomczyc.

O produtor precisa de uma carência em 2008 para tentar plantar o mínimo da safra 2008/2009, reforça o diretor, ao fazer um alerta dos efeitos imediatos que a crise americana está provocando sobre a pouca oferta de crédito que ainda existe.

“Ontem, após a decisão do Congresso norte-americano de recusar o pacote de ajuda ao setor financeiro, teve gerente de banco ligando para o produtor para cancelar a operação de crédito”, afirma Tomczyk.

“Não temos dinheiro para pagar nem agora, nem depois. Se formos pagar qualquer dívida agora, não plantaremos a safra 2008/2009. E o jeito é optar pela segunda opção”, reforça o presidente da Aprosoja/MT, Glauber Silveira.

Apesar da extensão da data para pagamento o produtor terá só até esta terça-feira (30), para manifestar interesse junto aos bancos para aderir a renegociação das dívidas. “A data para protocolar intenção de pagar os 40% dos investimentos e diluir o saldo devedor em até cinco anos adicionais continua a mesma”, ressalta o deputado federal Luis Carlos Heinze. A resolução com o novo prazo deve sair nesta terça-feira (30).





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/172379/visualizar/