Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 27 de Setembro de 2008 às 13:14
Por: Wendell Oliveira

    Imprimir


No dia 19 de setembro foi realizada uma cerimônia no plenário do tribunal do júri do antigo fórum houve geração de mídia e de carga e lacre das urnas de votações em contingência para o primeiro turno das eleições municipal deste ano nos municípios que compõem 7ª zona eleitoral.

Mas por determinação do Tribunal Superior Eleitoral, no dia 25 de setembro devido uma falha identificada no sistema o juiz Luiz Sabóia explicou o motivo pelo qual estava realizando a geração de mídia e lacre para Santa Rita do Trivelato e auditória nas urnas de Nova Mutum e Diamantino, por nesses municípios terem partidos sem candidatos. Explica Sabóia "Na urna eletrônica, se há voto para um partido da coligação que não tem candidato a vereador, o voto seria para a legenda e é registrado como voto nulo por um erro de procedimento na montagem".

O TSE já fizeram a nova montagem e coube aos cartórios eleitorais as providências. Neste caso, as urnas terão que ser novamente preparadas, seguindo os seguintes passos: Nova importação dos dados do município no sistema gerador de mídias; Nova geração dos cartões de memória da carga, de votação e dos disquetes; Nova carga e lacre das urnas eletrônicas, Nova transmissão das tabelas de correspondência.

Para a geração de mídias e nova carga e lacre das urnas será necessários seguir as formalidades previstas na Resolução, ou seja, convocação por edital, auditoria, elaboração de ata, dentre outras.

Durante a cerimônia e escolhida uma urna de cada município para ser feita uma revisão no sistema para que não possa haver falhas no dia da votação.

A conferência das urnas é feita por amostragem e será realizada em até 3% das urnas preparadas para cada zona eleitoral, observado o mínimo de uma urna por município, escolhidas, pelos representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil, dos partidos políticos e das coligações, aleatoriamente entre as urnas de votação, as de justificativa e as de contingência.

Para acompanhar a geração das mídias e carga das urnas, os partidos políticos e coligações poderão ter até dois fiscais atuando simultaneamente, sendo proibido qualquer contato com os técnicos envolvidos diretamente nos trabalhos. Além disso, deverá ser realizado teste de votação em pelo menos uma urna por zona eleitoral, observado o mínimo de uma urna por município. Essas urnas serão submetidas à nova carga e lacração.

Por falta de comunicação entre o cartório eleitoral e a imprensa, não estivemos presentes na cerimônia realizada no dia 19 de setembro.





Fonte: O Divisor

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/172424/visualizar/