Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sábado - 27 de Setembro de 2008 às 10:49

    Imprimir


Hoje (27) é comemorado o Dia do Idoso, um grupo que não apenas tem se mantido na ativa, trabalhando e recebendo sua própria remuneração, como também está ditando mudanças e tendências no mercado consumidor. Como prova desse vigor da terceira idade, a pesquisa da Consultoria Indicador GFK, divulgada em 2007, demonstra que eles detêm um potencial de consumo de R$ 7,5 bilhões ao ano. Além disso, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2008, revelam que o grupo representa 10,5% da população do país, ou seja, 18 milhões de pessoas.

Assim, com uma independência financeira, vontade de gastar e consciência sobre como e o que consumir, os idosos despontam como um novo setor de mercado para empresas de produtos e serviços. Eles começam a chamar a atenção do varejo para a importância de um atendimento personalizado e da fidelização.

Um cliente diferenciado

Segundo o diretor de Planejamento e Negócios da Gerencial Brasil, Sidney Porto, algumas características tornam este público muito especial na hora da compra. Eles são mais fiéis à tradição, têm pouca tolerância à demora e ao barulho, além de reagir positivamente à oferta de produtos que saciem suas necessidades.

"O idoso é um cliente que quer ser encantado por algum diferencial", destaca o diretor, "um supermercado que ofereça alguém para acompanhá-lo em suas compras, auxiliando-o desde a entrada na loja até a colocação dos produtos no carro, certamente terá a preferência desse público, mesmo que cobre preços mais altos que os concorrentes".

Outras características relevantes é que os idosos, em sua maioria, possuem recursos em reserva para compras de maior valor agregado e também são mais confiáveis no pagamento de contas, em relação aos jovens. Isso porque planejam melhor os seus gastos do que os mais novos.

Bem estar financeiro

Apesar de serem tidos como dependentes financeiramente, boa parte dos idosos brasileiros sustenta suas famílias e sabe gerir o próprio dinheiro. Para se ter uma idéia, a situação do idoso é melhor do que a do jovem no Brasil, pois ele tem mais poupança, contas bancárias e saldos.

No último dia 2 de setembro o cientista social e ex-coordenador da ONU (Organização das Nações Unidas), José Carlos Libânio, informou que os idosos têm uma massa de renda substancial de R$ 243 bilhões, o que significa que a cada R$ 4 ganhos no brasil, R$ 1 está nas mãos de famílias com pessoas da terceira idade.

"Apenas 5% dos idosos e 2% das idosas relatam viver com dificuldades financeiras. É um mito achar que eles vivem mal", afirmou, durante palestra do III Fórum da Longevidade da Bradesco Vida e Previdência.

Segundo dados apresentados no Fórum, 85% dos idosos têm autonomia financeira, dos quais 71% afirmaram ter controle total das despesas, enquanto 14% disseram que o controle é parcial. "O Brasil é diferente de outros países, aqui o idoso está mais absorvido pelo mercado de trabalho", afirmou.

Previsão para 2030

Em agosto, o professor e coordenador do estudo "Brasil sustentável: crescimento econômico e potencial de consumo", da FGV e Ernst & Young, Fernando Garcia, afirmou que a população está envelhecendo e que, com isso, o mercado consumidor tende a mudar. De acordo com Garcia, enquanto prevalecer uma população brasileira com idade entre 30 e 35 anos, os mercados de imóveis, automóveis, seguros e plano de saúde serão destaque. Agora, se for uma população mais idosa, o número de filhos cai e os gastos com eles, também.

"Quando cai o número de filhos, sobra mais recursos para despesas mais sofisticadas. Junto com a mobilidade social e a estabilidade econômica, isso muda o perfil de consumo dos brasileiros", afirmou Garcia. A população brasileira, que em 2007 estava centrada na idade entre 20 e 24 anos, em 2030, também terá uma representatividade forte da faixa etária de 45 a 49 anos.





Fonte: UOL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/172425/visualizar/