Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 26 de Setembro de 2008 às 14:57
Por: Theodora Malacrida

    Imprimir


O Sebrae, juntamente com Consórcio Intermunicipal do Alto do Rio Paraguai, onde é desenvolvido Projeto de Desenvolvimento da Cadeia Produtiva de Ovino/Caprinocultura da região de Barra do Bugres, realizaram visitas durante o dia de ontem, em Tangará da Serra.

O objetivo é o fomento a cadeia produtiva como grande alternativa para o micro e pequeno produtor rural.

De acordo com o Zootecnista e Coordenador da Cadeia Produtiva da Ovinocultura de Mato Grosso, Paulo de Tarso dos Santos Martins, ações de desenvolvimentos da ovinocultura vem sendo desenvolvidas já há cinco anos, e um exemplo de uma dessas ações foi a barraca do Lions Clube na Exposerra. “Este projeto ele envolve 15 municípios, com braços em Barra do Garças e Pontes de Lacerda. Estamos buscando desenvolver o mercado estimulando o consumo desta carne. Um belo exemplo foi a barraca do Lions Clube Tangará na Exposerra, apresentando as diversidades da carne de ovino”, explicou.

Segundo o Superintendente de Desenvolvimento Regional do Alto do Rio Paraguai, José Benedito Cândido de Souza, a nova cultura cresce no estado aproximadamente 22% ao ano. “Já existe uma empresa âncora fornecedora em Rondonópolis (Frigorífico Estância Celeiro), em Porto Estrela (Frigorífico Cordeiro Prêmio) e em Tangará é através do Frigorífico Vaca Gorda.

Dentre as reuniões realizadas no dia de ontem, ficou decidido também, juntamente com o gerente do Banco do Brasil de Nova Olímpia, que haverá para a região o Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS). Esta será uma ação entre Banco do Brasil, Senar, Empaer, Sindicatos dos Trabalhadores e Rurais, Sebrae, dentre outros envolvidos. “Esta é mais uma ação que atenderá a demanda de pequenos produtores como uma ferramenta de geração de renda, sendo este o segundo DRS no estado de Mato Grosso”, fomentou o superintendente.

Estiveram presentes na reunião o Gerente do Sebrae de Tangará da Serra, Gelson Giovanni Bordignon, Zootecnista e Coordenador da Cadeia Produtiva da Ovinocultura de Mato Grosso, Paulo de Tarso dos Santos Martins, o Superintendente de Desenvolvimento Regional do Alto do Rio Paraguai, José Benedito Cândido de Souza, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, João Girotto, Presidente da Associação de Ovinos, dentre outros.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/172480/visualizar/