Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 25 de Setembro de 2008 às 17:52
Por: Elaine Perassoli

    Imprimir


Santa Cruz de La Sierra (BO) - “Queremos aprender com Mato Grosso como aumentar nossas exportações. Sabemos que isso gera emprego e renda e é isso que a Bolívia precisa”, declarou o presidente da Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (Cainco), Eduardo Paz ao receber o secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia de Mato Grosso, Pedro Nadaf, líderes empresariais mato-grossenses e representantes das entidades parceiras na organização da missão técnica para Santa Cruz de La Sierra.

A rodada de negócios, considerada a maior da América Latina foi aberta oficialmente nesta quinta-feira (25.09). Além de entregar material institucional com números da economia de Mato Grosso, Nadaf aproveitou para falar sobre o crescimento do Estado e frisar o interesse que existe tanto por parte do Governo do Estado, quanto pelo setor empresarial de estreitar as relações com a Bolívia. “Mato Grosso é o Estado que mais cresce. A cada hora exportamos US$1 milhão. Temos muito para oferecer ao mercado boliviano”, enfatiza.

Eduardo disse que o objetivo da Cainco é mostrar aos empresários que há muitos outros produtos para vender na Bolívia além do gás. O presidente destacou que apesar da crise política e social que o país vive, o número de participantes da rodada de negócios aumentou de 750 em 2007 para 770 este ano. “Em 2007 movimentamos cerca de US$ 110 milhões e acreditamos que em 2008 o volume de negócios será o mesmo. Estamos otimistas”, garante.

Nadaf fez uma retrospectiva lembrando que os empresários mato-grossenses visitam a Bolívia há mais de 15 anos, mas que esta foi a primeira vez que o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), montou um estande na Expocruz para dar suporte para o empresário negociar. Segundo Nadaf, atualmente Mato Grosso vende para a Bolívia açúcar, transformadores, material para construção, água mineral e vários outros produtos. “Compramos da Bolívia o zinco, ferro e a nafta para a produção de tinta”, ressalta.

O superintendente do Serviço de Apoio às micro e pequenas empresas (Sebrae-MT), José Guilherme aproveitou para falar sobre o projeto de uma rota de turismo desenvolvido pelo Sebrae Nacional e também sobre a idéia de fazer um intercâmbio de estudantes entre Bolívia e Mato Grosso. “O mercado boliviano é muito promissor e nosso objetivo é estreitar cada vez mais a relação comercial”, enfatiza.

Depois da audiência com o presidente da Cainco, a delegação de Mato Grosso visitou a rodada de negócios e participou de um almoço de confraternização. Apesar de estar na Bolívia há menos de 24 horas, a maioria dos empresários está otimista e acredita que a viagem renderá bons frutos. A noite o grupo de mato-grosenses visita a Expocruz, em busca de mais oportunidades de negócios.





Fonte: Sicme-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/172548/visualizar/