Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 25 de Setembro de 2008 às 10:50
Por: Denise Souza

    Imprimir


Crédito fácil, alto número de parcelas, cheque especial, financiamentos e cartões de crédito. Estes são alguns dos caminhos para se chegar ao endividamento. As dívidas, além de inserir o consumidor nos serviços de proteção ao crédito, causam estresse e prejudicam a saúde. Quem está nessa situação deve ter muita calma e paciência, pois o débito que foi acumulado ao longo dos meses, não vai ser eliminado do dia para a noite.

Os talões de cheques e cartões de créditos são oferecidos livremente no mercado e são amparados por fortes propagandas. Mas com determinação é possível resistir à tentação das compras. Organizando as finanças é possível limpar o nome do SPC ou Serasa e resolver os problemas com os credores.

O primeiro passo é não fazer mais dívidas e tentar negociar as já existentes. Outra dica é não fazer dívidas em seu nome para outras pessoas. Se você comprar algo, emprestar seu cheque, usar seu para outra pessoa, a dívida será cobrada de você. São inúmeros os casos de pessoas que fizeram uma dívida em seu nome para parentes e amigos e agora estão com o nome sujo.

Outro aspecto importante é não se intimidar com as ameaças dos credores, pois fazer o devedor passar vergonha é crime. Ligações para o trabalho ou cobradores em casa devem ser denunciados As associações de defesa do consumidor, o Procon ou um advogado também ajudam nesta hora. Um novo compromisso não deve ser assinado antes de consultá-los.

‘Superendividamento’ é um dos temas do segundo dia do 6º Congresso Mato-grossense de Direito do Consumidor, que ocorre de 08 a 10 de outubro, na Fiemtec. O palestrante é o presidente de Honra do Fórum Nacional de Procons, Archimedes Pedreira Franco. Ele colabora com o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, em diversos projetos, entre eles o da Escola Nacional de Defesa do Consumidor.

As inscrições do evento estão sendo realizadas na sede do Procon Estadual, localizada na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, n 917, Ed. Eldorado Executive Center (ao lado da Polícia Federal), das 8h às 18h. Os telefones para contato são 151 e 3613 8500. A inscrição corresponde a dois brinquedos, com selo de certificação do Inmetro, na faixa etária de 0 a 12 anos, para doação ao Lar da Criança.





Fonte: Procon-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/172593/visualizar/