Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 25 de Setembro de 2008 às 10:08
Por: Yuri Bastos Jorge*

    Imprimir


Mais do que somente homenagear aqueles profissionais, acadêmicos e empreendedores que trabalham direta ou indiretamente no setor do Turismo, já que o 27 de setembro, além de ser o Dia Mundial do Turismo é também o Dia do Turismólogo, temos outros bons motivos para comemorar!

No último dia 17, tive a oportunidade de representar o Estado de Mato Grosso na cerimônia em que o Presidente Luiz Inácio da Silva sancionou uma das mais importantes e esperadas diretrizes de seu governo, a Lei Geral do Turismo (LGT), que institui a Política Nacional de Turismo e que será regida pelo Plano Nacional de Turismo (PNT), resgatando da informalidade milhares das cerca de 6,3 milhões de pessoas que vivem do turismo no Brasil.

Num bom momento, o PNT prevê investimentos de aproximadamente R$ 984 milhões na promoção interna e externa e R$ 5,63 bilhões em infra-estrutura turística. Valores que não incluem os investimentos programados pelos Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur e Proecotur), que contam com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartidas estaduais e federal. E que, somado a isso, da sua parte, o Governo do Estado tem acelerado obras de infra-estrutura asfáltica, melhorando os acesso aos pontos turísticos do Estado.

Num momento em que Mato Grosso ganha um importante prêmio internacional de reconhecimento por um empreendimento turístico padrão, em responsabilidade social e conservação ambiental, como foi é o caso do Lodge Cristalino, um hotel de selva situado em Alta Floresta e Novo Mundo.

Num momento em que Mato Grosso é o 1º. No ranking de cadastramento de prestadores de serviços turísticos no Cadastur, do Ministério do Turismo, com um aumento de mais de 20% no número de cadastros, deixando o Estado do Rio de Janeiro experimentar o segundo lugar com quase 6% de dianteira, demonstrando a conscientização e o empenho do setor em se regularizar e se organizar, em nosso Estado.

Num momento em que Mato Grosso tem concentrado esforços para remover os entraves fundiários e jurídicos que se arrastam há anos na burocracia, equacionando-os com uma celeridade antes nunca verificada, para abrir empreendimentos já consolidados e novos, e com isso, oferecer mais alternativas aos turistas que para cá venham.

Num momento em que a Sedtur-MT lança um grande programa de capacitação para a qualificação de quatro mil trabalhadores dos diversos segmentos do turismo e contribui para que o governo federal alcance a meta de 1,7 milhão de novos empregos até 2010.

Num momento em que Cuiabá acaba de ser incluída entre as 65 cidades brasileiras que serão priorizadas para receberem investimentos e, em conseqüência, se tornarem um dos pontos indutores de atração para turistas brasileiros.

Num momento em que começa a se consolidar em Mato Grosso, a partir de uma determinação política de governo, a possibilidade de Cuiabá ser sub-sede de jogos da Copa do Mundo de 2014, creio que a nova Lei vem fortalecer este conjunto de fatos que demonstram um ambiente propício para investimentos num setor com prosperidade garantida no Estado. Para quem ainda duvida: no Turismo, este é o nosso melhor momento!

* Yuri Bastos Jorge é secretário de Estado de Desenvolvimento do Turismo de Mato Grosso





Fonte: Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/172599/visualizar/