Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 25 de Setembro de 2008 às 07:45

    Imprimir


O candidato democrata, Barack Obama, continua à frente da disputa presidencial americana por uma margem de três pontos percentuais. Segundo mais recente pesquisa Gallup, o senador por Illinois tem 47% das intenções de voto contra 44% do republicano John McCain.

A sondagem, contudo, mostra um desempenho significativamente inferior em relação à pesquisa do "Washington Post"/ABC News divulgada ontem, que dá ao senador democrata uma ampla vantagem de nove pontos percentuais, com 52% das intenções de voto contra 43% do senador republicano.

O resultado da pesquisa Gallup, realizada entre 21 e 23 de setembro com 2.712 eleitores registrados, mostra que a vantagem de Obama está dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, caracterizando um empate estatístico e mantendo a disputa acirrada e no mesmo patamar imprevisível das últimas semanas.

A menos de seis semanas da eleições de 4 de novembro e em meio a uma grave financeira que afeta os Estados Unidos, o instituto aposta em uma mudança significativa nas pesquisas de intenção de voto.

Nesta quarta-feira, McCain anunciou a suspensão de sua campanha para uma reunião em Washington com o presidente George W. Bush e os líderes congressistas para discutir a crise financeira e o plano bilionário de resgate proposto pelo governo. Pouco depois, Obama confirmou que também participa da reunião em busca de uma solução "bipartidária" para a situação.

Em um raro comunicado conjunto, os dois presidenciáveis disseram que a proposta --que prevê a injeção de US$ 700 bilhões para a compra de "títulos podres" (sem liquidez) dos bancos pelo Estado-- é "falha", mas ressaltaram que o "esforço para proteger a economia não pode falhar".

"Agora é hora de nos unirmos --democratas e republicanos-- em um espírito de cooperação para o bem dos americanos", diz o comunicado, divulgado pouco antes do discurso televisionado de Bush sobre a atual situação econômica do país.

A estratégia de suspender sua campanha, apontam analistas, foi uma aposta de McCain justamente para reverter as pesquisas de intenção de voto que o colocam atrás do senador Obama, visto pelos eleitores como o mais apto para resolver a grave crise em Wall Street.

Segundo sondagem do "Post"/ABC, 52% dos entrevistados dizem que a economia entrou em um sério e prolongado declínio. A pesquisa indica também que 80% dizem estar preocupados com os rumos tomados pela economia, 75% se preocupam com os efeitos da crise no mercado de ações e 60% estão apreensivos sobre suas finanças pessoais.

Para Obama e McCain, a reunião desta quinta-feira e a solução apresentada por eles pode ser o momento definidor da campanha, em que convencem os eleitores --principalmente os ainda indecisos-- de que são capazes de lidar com a grave crise econômica e ocupar a Presidência.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/172619/visualizar/