Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 24 de Setembro de 2008 às 11:03

    Imprimir


O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso disponibiliza, a partir desta semana o serviço Disque-Eleições pelo telefone 148 para todos os municípios. Desde segunda-feira o serviço está disponível para dúvidas e orientações sobre local de votação, mudança de título, justificativa de voto e outras questões referentes às eleições apenas para Cuiabá e Várzea Grande. Para o interior do Estado, o Disque-Eleições vai iniciar seus atendimentos somente a partir de amanhã, 25. Serão 15 atendentes na véspera de eleição e 20 no dia 5 de outubro.

O atendimento, por meio do número 148, é gratuito e vai funcionar de segunda à sexta, das 8h às 18h, inclusive aos sábados e domingos. No dia das eleições o serviço funcionará das 07h30 às 17h30. A equipe de atendentes, composta por servidores do Tribunal Regional Eleitoral, já está escalada para que não haja interrupção do atendimento. O Disque-Eleições irá atender, de modo direto, a população de Cuiabá e Várzea Grande. Nas demais cidades do interior, onde existem sedes das Zonas Eleitorais, o eleitor que ligar para o 148 terá sua ligação direcionada para o Cartório Eleitoral do seu município.

Nas eleições municipais de 2004, período em que ainda não era disponibilizado o serviço de Ouvidoria do TRE, o Disque-Eleições recebeu 9.137 ligações. Em 2005, no referendo, foram 6.323 atendimentos e nas eleições gerais de 2006 o número foi de 4.351 chamadas. Segundo Rosely Sabóia Pimentel, coordenadora de Educação e Desenvolvimento, a expectativa para este ano é que, assim como nas outras eleições, haja um número elevado de ligações.

As dúvidas mais freqüentes nas ligações são sobre perda de título de eleitor, título cancelado e documentos necessários para o dia da eleição. Para o eleitor obter informações sobre seu documento ele deve informar, na ligação, seu nome completo e o da sua mãe.

Em caso de segundo turno, o serviço de atendimento ao eleitor volta a funcionar 10 dias antes do pleito. Para os eleitores que moram no exterior, as informações podem ser obtidas no site www.tre-df.gov.br .O Disque-Eleições é obrigatório segundo a Resolução TSE 22.712/2008 (artigo 67) e deve ser oferecido pelos TRE´s nos dias que antecedem as eleições.





Fonte: TRE-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/172687/visualizar/