Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 23 de Setembro de 2008 às 16:41

    Imprimir


Começa na quinta-feira (25), a partir das 8h, em Cuiabá, uma campanha de doação de sangue para buscar novos doadores. As doações poderão ser feitas no piso térreo, na Superintendência de Gestão da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Além das doações de sangue, aproveitando a oportunidade da Campanha, estará sendo feito também o Registro dos Doadores de Medula Óssea. De acordo com informações do Redome, Mato Grosso possui hoje uma média de 9.000 doadores cadastrados. Desse montante, 04 doadores já foram confirmados como doadores compatíveis.

De acordo com o MT-Hemocentro, a idéia é dar prosseguimento com essa campanha nas diversas secretarias. “Pretendemos obter êxito nessa primeira fase. Na medida do possível estaremos dando seguimento nos demais órgãos do governo. Isso não implica dizer que os servidores interessados de outras secretarias também estão convocados a colaborar com o MT-Hemocentro, para continuar atendendo a demanda de sangue no Estado”.

Exames

Antes da doação de sangue, é feito um exame clínico no doador e o sangue doado passa por uma bateria de testes para identificar o tipo sanguíneo e o fator RH, se o doador já teve ou está com hepatite tipo B ou C, sífilis, doença de chagas, malária ou HIV. Caso for constatado algum fator positivo no sangue, ou seja, apresentar algum tipo de doença como anemia, pressão alta, hepatite, entre outros, o doador será encaminhado para alguma unidade da SES ou para os próprios médicos do MT Hemocentro para tratamento adequado.

Doador de Sangue

O doador de sangue deverá ser voluntário, estar com boa saúde, bem alimentado e descansado. O interessado precisa pesar mais de 50 kg, ter entre 18 e 65 anos, evitar ingerir alimentos gordurosos durante o período de pelo menos quatro horas antes da doação, não apresentar nenhum tipo de doenças, inclusive gripe nem resfriado, hepatite, DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis) e não tenha feito nenhuma cirurgia num período anterior há um ano.

O ato de doar é simples e dura menos de dez minutos. Algum desconforto pode ser causado pela punção da agulha e alguns doadores podem sentir-se desconfortáveis pela ansiedade. É importante desmistificar a idéia de que doar engrossa o sangue, engorda ou emagrece, atrapalha o desempenho sexual e principalmente torna o indivíduo "habituado" obrigando-o a doar sempre. O sangue doado é rapidamente recuperado pelo organismo, num tempo máximo de vinte e quatro horas após a doação.

Doar sangue, não implica em nenhum risco a saúde, pois o material utilizado é descartável, evitando assim qualquer tipo de contaminação. O doador deverá apresentar um documento de identificação e não estar em jejum no ato da doação. O MT Hemocentro fica localizado na Rua 13 de junho nº 1055, no bairro do Porto.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/172736/visualizar/