Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 23 de Setembro de 2008 às 14:23

    Imprimir


Mato Grosso registrou 10.639 notificações de dengue no Estado de janeiro a setembro de 2008. Um número menor de casos do que em 2007, que no mesmo período foi registrado um total de 18.179 notificações de casos. O número representa uma redução de 41%, de 2007 para 2008. O número de casos de Febre Hemorrágica de Dengue (FHD) também sofreu queda. Em 2007 foram registrados 16 casos, com oito evoluindo para morte dos pacientes. Já neste ano foram registrados cinco casos, com duas mortes.

Apesar do avanço no controle da doença, em 2008, a Secretaria de Estado de Saúde alerta a população para a chegada das chuvas, de outubro a abril, quando aumenta a oferta de recipientes com água limpa e parada no ambiente, contribuindo para maior proliferação do mosquito transmissor da dengue (Aedes Aegypti).

Outras medidas para precaução são: lavar semanalmente, por fora e por dentro, com escova e sabão, tanques utilizados para armazenar água, jogar em sacos de lixo que serão fechados todo objeto que possa acumular água, como embalagens usadas, potes, latas, copos, garrafas vazias e etc.

Quanto aos sacos de lixo devem sempre estar bem fechados e fora do alcance de animais até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana, sendo o lixo colocado em sacos plásticos e a lixeira mantida bem fechada. Não se deve jogar lixo em terrenos baldios.

Deve-se remover folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas, não deixando a água da chuva acumulada sobre a laje. Se não colocou areia e acumulou água no pratinho de planta recomenda-se lavá-lo com escova, água e sabão uma vez por semana. Estas são medidas altamente recomendáveis.

Em Mato Grosso, nos últimos dias 15 e 16 de setembro foi realizada a capacitação para os profissionais que atuam em Vigilância Epidemiológica da Dengue. A primeira Regional a participar foi a do Escritório Regional de Saúde de Sinop. A capacitação de profissionais nas regiões de Cáceres e Pontes e Lacerda está prevista para os dias 29 e 30 deste mês.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/172749/visualizar/