Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 23 de Setembro de 2008 às 09:18
Por: Denise Niederauer

    Imprimir


O secretário de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon Weirich, visitou a fábrica Yoki Alimentos S/A, em Campo Novo do Parecis (400 Km a Noroeste de Cuiabá), na rodovia MT-235, uma das maiores empresas de alimentos e de marcas tradicionais do mercado, ela atua e m 21 categorias, que totalizam 180 produtos e 620 itens de consumo, produzidos por 8 fábricas.

A Unidade Fabril foi inaugurada em maio de 2004 no Município com incentivos fiscais do Estado e comercializa as produções de milho pipoca, amendoim, semente de girassol e painço, uma semente usada como ração de aves. As negociações para que a indústria viesse a se instalar em Mato Grosso tiveram início em 2003, e em dezembro desse mesmo ano a construção foi iniciada. A fábrica ocupa 12 mil metros quadrados de área construída.

De acordo com o diretor executivo da Yoki, Marcos Kitano Matsunaga, os incentivos do Estado possibilitaram que a empresa pudesse comercializar toda a produção plantada na região. A fábrica negocia com 50 produtores rurais e cinco transportadoras da região e soma 180 empregos diretos. ”Podemos comemorar com os produtores os números alcançados com a produção daqui da região, que passou a atender mais de 50% da necessidade do mercado brasileiro e de 25% consumo nacional", afirmou Matsunaga.

Para o secretário Neldo Egon o motivo da visita foi para conhecer o trabalho da empresa e dos produtores dessa região "Esse foi um trabalho de parceria e de ação positiva que resultou em um grande investimento para o município e o Estado, criando alternativa econômica para os produtores, novos empregos e gerando renda para a toda a região Médio Norte e Noroeste", enfatiza o secretário.

Para garantir a qualidade do produto, a Yoki mantém um laboratório em Campo Novo que estuda as sementes e as melhores formas de produção para a região. Neldo faz questão de mencionar a responsabilidade da empresa e obrigação com a lei. “Todas as sementes experimentadas são registradas no Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT)”, esclarece.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso, (Famato), Rui Prado lembrou que o clima ameno, a localização e as possibilidades de escoamento de produção atraíram para Campo Novo do Parecis, essa uma importante empresa alimentícia nacional. “A empresa fez do produtor rural da região um grande parceiro, absorvendo toda a produção, gerando empregos, fazendo girar a economia e isso é fundamental para o sucesso de ambos”, finalizou.

O deputado federal Homero Pereira falou sobre o processo de viabilização para a vinda da fábrica para Mato Grosso, lembrando que na época ocupava o cargo de secretário de Desenvolvimento Rural. “Nós tivemos o maior interesse neste investimento, a vocação do Estado é agrícola e demos todas as condições por se tratar de uma agroindústria que veio agregar valor à produção agrícola do Estado,”, disse.

PRODUÇÃO – Campo Novo do Parecis é destaque na produção de grãos sendo o maior produtor de milho pipoca do Brasil, em 2008 foram plantados de janeiro a fevereiro na região, 8.500 hectares de milho pipoca,1800 hectares de milho branco e 5 mil de amendoim.

Da safrinha foram colhidas entre abril e maio de 2008 tiveram um produção de milho de 20.600 toneladas, 8.260 toneladas de milho branco e de amendoim em casca, 3.500 toneladas.

No mercado anual são produzidas 70 mil toneladas e a Yoki Alimentos com suas oito fábricas é responsável por 40 mil toneladas, a unidade de Mato Grosso responde com 20 mil toneladas, portanto metade da produção da empresa.

Estiveram presentes acompanhando a visita do secretário Neldo Egon na fábrica da Yoki Alimentos S/A, o deputado estadual Wagner Ramos, Antonio de La Bandeira, do Sindicato Rural de Campo Novo do Parecis, o superintendente de Política Agrícola da Seder-MT, Luiz Carlos Alécio, presidente licenciado do Sindicato Rural de Campo Novo, Odenir Ortolan,o diretor da Parecis Alimentos,Vitório Herklotz e os gerente geral da Yoki Remi Machado e o Secretário Administrativo, Márcio Nascimento.





Fonte: Seder-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/172782/visualizar/