Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 23 de Setembro de 2008 às 08:29
Por: Reuters

    Imprimir


Os eleitores americanos concordam que os Estados Unidos estão no caminho errado e, diante da maior crise financeira desde a Grande Depressão dos anos 30, mantêm a economia no topo das prioridades, indica uma pesquisa realizada pelo "USA Today", ABC News e a Universidade de Columbia.

Divulgada nesta terça-feira, a sondagem indica que 78% dos entrevistados vêem o país no rumo errado. O número é ainda maior, 91%, se considerados apenas os americanos negros e se mantém similar se considerados os eleitores brancos (77%) e hispânicos (74%).

Como esperado, a economia continua o principal tema de preocupação dos americanos. Segundo a sondagem, que explorou as diferenças políticas entre os grupos étnicos, 80% dos negros e hispânicos e 76% dos brancos disseram que as políticas econômicas devem ser a prioridade do próximo presidente eleito, seja ele o democrata Barack Obama ou o republicano John McCain.

A resposta é mais que esperada já que os EUA passam por semanas turbulentas de crise financeira. Na semana passada, Wall Street foi afetada pelo anúncio de concordata do tradicional banco Lehman Brothers.

Em seguida, o governo de George W. Bush anunciou plano de resgate financeiro que prevê a injeção de US$ 700 bilhões para a compra de "títulos podres" (sem liquidez) dos bancos pelo Estado. O socorro daria ao secretário do Tesouro, Henry Paulson, autoridade para comprar todo o valor em ativos relacionados às hipotecas para dissipar a grave crise financeira.

Voto

Mas se os eleitores foram unânimes em apontar que a economia deve ser prioridade, a sondagem apontam diferenças significativas entre os eleitorados quanto ao apoio aos presidenciáveis.

Entre os eleitores negros, como esperado, a grande maioria (92%) apóia o democrata Obama --que, se eleito, será o primeiro presidente negro do país-- contra 4% que preferem McCain.

Em um resultado ainda mais promissor para o senador por Illinois, 70% dos eleitores negros registrados apostam na vitória de Obama contra o republicano McCain na eleição presidencial de 4 de novembro.

E entre os eleitores negros que prevêem a vitória de McCain (13%), a maioria cita o racismo como a razão para a derrota do rival democrata, indica reportagem do "USA Today".

Obama também conta com a maioria, embora com margem muito menor, dos eleitores hispânicos. A pesquisa aponta que 57% deste eleitorado apóia o democrata contra 33% que indicam preferência pela chapa republicana.

McCain ganha apenas entre os eleitores brancos que o apóiam por uma margem de vinte pontos percentuais --56% das intenções de voto contra 36% para o democrata.

O senador por Arizona também é o preferido nas apostas dos eleitores brancos para a eleição presidencial. Segundo a sondagem, 50% apostam que ele vai ganhar e citam como motivo seu "nível de experiência". Apenas 5% destes eleitores brancos indicam o racismo como principal motivo para a vitória republicana nas urnas.

A pesquisa foi realizada entre 11 e 14 de setembro e consultou 1.032 negros, 543 brancos e 315 hispânicos. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/172786/visualizar/