Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 23 de Setembro de 2008 às 08:05

    Imprimir


O ataque realizado nesta terça-feira por um estudante que abriu fogo em uma escola no oeste da Finlândia deixou ao menos nove mortos, disseram autoridades e a imprensa local. Ainda não há informações precisas sobre o número de feridos.

A polícia diz acreditar que todos os mortos eram estudantes. Anteriormente, a informação era que várias pessoas haviam sido mortas ou feridas no ataque, mas não havia dados sobre o número de pessoas atingidas.

De acordo com a rede de televisão finlandesa YLE, a polícia confirmou que nove estudantes morreram e dois ficaram feridos após um jovem de cerca de 20 anos ter aberto fogo em uma escola localizada em Kauhajoki (cerca de 300 km da capital, Helsinque).

Todos os estudantes foram retirados do local e fontes hospitalares afirmam que o atirador foi levado ao hospital após atirar contra si mesmo. Segundo a imprensa, o estudante que abriu fogo na escola tem um ferimento de bala na cabeça e está sendo atendido no hospital universitário de Tampere.

Segundo o prefeito de Kauhajoki, Antti Rantakokko, o estudante teria tentado se matar logo depois do ocorrido, mas não conseguiu. "Não podemos dizer exatamente quantas pessoas estão em más condições", disse o prefeito. "Ainda não temos os números", disse à CNN.

As equipes de resgate nas proximidades da escola não puderam ajudar enquanto o estudante ainda estava atirando dentro do prédio, disse o coordenador da equipe, Kari Saarinen, chefe no hospital de Senajoki, cerca de 60 km de Kauhajoki.

De acordo com a agência Efe, o autor dos disparos seria um jovem de 22 anos que colocou vídeos no YouTube em que aparece com uma pistola. O jovem, cuja identidade ainda é desconhecida, teria entrado no YouTube apenas duas horas antes do tiroteio. Em seu perfil de usuário, ele se descrevia como um jovem interessado em "computadores, armas, sexo e cerveja", com predileção pelos filmes de terror.

O tiroteio começou por volta das 11h (5h de Brasília). Segundo a rede britânica BBC, um garoto todo vestido de preto foi visto carregando uma pistola automática no colégio.

Ainda não há informações sobre o que teria motivado o jovem. A polícia ordenou que o prédio fosse esvaziado e várias equipes foram chamadas para atuar no caso. Kauhajoki tem uma população de cerca de 15 mil pessoas.

Este não é o primeiro caso de um aluno que abre fogo em um centro de ensino na Finlândia. Em 7 de novembro de 2007, um estudante de 18 anos de uma escola de Tuusula, 40 km ao norte de Helsinque, matou oito pessoas no centro de ensino antes de cometer suicídio.

Segundo a BBC, a população da Finlândia, onde a venda de armas é liberada, é uma das que mais compra esse tipo de produto no mundo. O governo finlandês convocou uma reunião de crise para examinar o caso.

Com agências internacionais





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/172789/visualizar/