Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 23 de Setembro de 2008 às 06:29

    Imprimir


O Comitê Especial de Prevenção e Combate a Incêndios decidiu, prorrogar novamente o período proibitivo do uso de fogo na limpeza e manejo de áreas em Mato Grosso até o dia 10 de outubro. A informação foi confirmada, em primeira mão, ao Só Notícias, pelo major Hector Péricles de Castro, coordenador do comitê. Esta é a segunda prorrogação. O prazo terminaria no próximo dia 30, mas o comitê ampliou até dia 10 de outubro e, até lá, fazendeiros também não poderão usar fogo para queimar raízes com objetivo de limpar áreas e as queimadas em propriedades rurais permanecem proibidas. “Como ainda não choveu em todas as regiões do Estado, resolvemos por precaução, prorrogar até o dia 10. O pantanal mesmo, está muito seco”, disse.

Para chegar à decisão os integrantes avaliaram os critérios técnicos e condições climáticas do Estado como um todo. “Com as mudanças no clima nos últimos dias, que provocou a elevação da umidade do ar e a chegada das chuvas em algumas regiões, a população poderia desconsiderar a proibição de queimadas e voltar a utilizar o fogo, o que provocaria grandes transtornos ambientais”, alertou o major.

Durante o período proibitivo, com as ações de prevenção, controle, monitoramento e fiscalização, o Estado já conseguiu uma redução, este ano, de cerca de 70% no número de focos de calor em relação ao ano de 2007 e, atualmente, é vice-campeão nacional em queimadas. Em relação ao número de focos de calor registrados em 2006, a redução foi de 62%.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/172795/visualizar/