Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 22 de Setembro de 2008 às 11:50

    Imprimir


A partir desta segunda-feira (22/9) o Poder Judiciário de Mato Grosso realizada a II Semana Estadual da Conciliação em 84 juizados especiais das comarcas de Cuiabá e do interior do Estado. A expectativa da Comissão Estadual do Movimento Permanente pela Conciliação, cuja presidente é a juíza Clarice Claudino da Silva, é ultrapassar o número de audiências realizadas em 2007, que chegou a 2.821. O principal objetivo da mobilização é chamar a atenção para o valor do entendimento através do diálogo, desmistificando o litígio e reduzindo os estoques processuais.

A magistrada explica que poderão participar, além dos advogados e as partes intimados para as audiências nesta semana, aqueles que não foram intimados, mas possuem processos em tramitação em juizados especiais e desejam buscar um acordo por meio da conciliação. Basta procurar o juizado da sua comarca, junto com a outra parte interessada no processo.

A programação da semana da conciliação na capital encerra-se com um evento comemorativo referente ao Dia dos Juizados Especiais na Praça Alencastro, no Centro de Cuiabá, na próxima sexta-feira (26/9). Durante todo o dia, magistrados, servidores e conciliadores, estarão envolvidos na iniciativa para divulgar o vem a ser o ato de conciliar. Quem precisar de orientações ou informações poderá se dirigir à praça.

Conciliar é um meio alternativo de resolução de conflitos, em que as partes confiam a uma terceira pessoa (seja um conciliador ou magistrado), a função de aproximá-las e orientá-las na construção de um acordo. A conciliação pode dar-se de duas formas, seja processual, quando o conflito já foi instaurado, ou pré-processual, também denominada informal, quando os processos ainda não foram protocolizados.





Fonte: TJMT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/172827/visualizar/