Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 22 de Setembro de 2008 às 11:14
Por: Fábio Grellet

    Imprimir


Este período do ano, com tempo seco e frio, é ideal para a proliferação de três doenças transmitidas principalmente por secreções respiratórias (saliva, espirro ou tosse): varicela, também chamada catapora, caxumba e sarampo. Esta, é bem verdade, não é registrada no Brasil desde 2006, mas ainda é comum em vários países --os Estados Unidos já registraram mais de 130 casos neste ano-- e, portanto, o risco de contaminação continua, ainda que a partir de um estrangeiro em visita ao Brasil.

"Os casos dessas doenças costumam surgir em maio e vão aumentando até o fim de setembro, início de outubro", conta Isabela Ballalai, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações.

A catapora é a mais comum entre essas três doenças. Embora não haja notificação compulsória --ao diagnosticar uma vítima, o médico não tem a obrigação de comunicar ao governo o caso_, o CVE (Centro de Vigilância Epidemiológica) do Estado de São Paulo registrou, em 2007, 17.590 casos e 25 mortes. Em 2008, até 15 de julho, foram 732 casos e duas mortes. Em 11 de setembro houve mais uma morte --Viviane dos Santos, 1 ano e nove meses, morreu quando estava em uma creche clandestina na zona norte da capital.

As creches, como berçários, escolas e todos os outros ambientes onde há concentração de pessoas, são lugares que favorecem bastante a contaminação. "A catapora é altamente transmissível, quase todo mundo que divide um ambiente com uma pessoa doente se contamina", diz Artur Timerman, infectologista do Hospital Edmundo Vasconcelos, da capital.

Outro problema é que os primeiros sintomas --em geral, manchas vermelhas na pele, que podem se transformar em bolhas-- só aparecem cerca de duas a três semanas após a contaminação. E nesse período em que a pessoa nem imagina estar doente ela já transmite a catapora.

Em crianças de um a dez anos, a evolução da catapora costuma ser benigna --em geral, não há complicações e muitas vezes não há necessidade de tratamento, pois a doença regride sozinha.

Complicações

Mas há exceções --o caso de Viviane é uma delas. A menina desenvolveu pneumonia, complicação muito comum em vítimas de catapora.

Outra complicação comum é a cerebelite, uma infecção neurológica. Mas esses tipos de problemas são mais freqüentes em adultos.

A catapora só ocorre uma vez. Mas o ideal é a prevenção, feita por meio de vacina, que surte efeito mesmo se tomada até 72 horas após a pessoa ter se exposto ao vírus.

A caxumba --uma infecção das glândulas salivares-- é muito menos comum que a catapora, mas em São Paulo foram registrados 3.697 casos (1.166 em vítimas de dez a 14 anos e 1.445 em pessoas de 15 a 29 anos) e três mortes em 2007, segundo o CVE. Em 2008, até 15 de julho houve 1.211 casos e uma morte.

A transmissão também ocorre pelo ar e a única forma de prevenção é a vacina. Os primeiros sintomas surgem de 12 a 25 dias após o contágio e incluem inchaço das glândulas salivares, dor de cabeça e febre. O sarampo também deve ser evitado com uso de vacina.





Fonte: Agora

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/172830/visualizar/