Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 22 de Setembro de 2008 às 07:18

    Imprimir


Na semana em que os candidatos à Casa Branca se enfrentam pela primeira vez em um debate, pesquisa da rede de televisão CNN aponta o democrata Barack Obama e o republicano John McCain empatados estatisticamente em alguns dos Estados-chaves que podem decidir quem será o vencedor nas eleições de 4 de novembro.

Apenas dias antes do primeiro debate presidencial, que acontece na sexta-feira (26), em Oxford, Mississippi, os dois presidenciáveis estão em uma disputa acirrada na Flórida, Ohio e Missouri.

McCain tem uma vantagem de apenas um ponto percentual na Flórida, com 47% das intenções de voto contra 46% de Obama, segundo a média das pesquisas estaduais feita pela CNN.

No Estado que garantiu uma controversa vitória ao republicano George W. Bush em 2000, McCain manteve uma margem segura durante os últimos meses, mas viu sua vantagem cair diante do investimento pesado da campanha democrata com comícios e um gasto com propagandas oito vezes maior que o republicano.

O mesmo cenário aparece em Ohio, que coloca em jogo 20 dos 270 votos eleitorais necessários para ganhar a Casa Branca. McCain tem 47% contra 46% de Obama, uma vantagem considerada dentro da margem de erro da pesquisa e, portanto, um empate estatístico.

No Missouri, outro dos Estados considerados importantes para a eleição presidencial deste ano, McCain lidera com uma margem um pouco maior, de quatro pontos percentuais. o senador por Arizona tem 49% das intenções de voto contra 45% de Obama na disputa pelos 11 votos eleitorais do Estado, segundo pesquisa do instituto Research 2000 divulgada neste domingo.

Os eleitores do Missouri votaram majoritariamente pelos vencedores de todas as disputas presidenciais americanas desde 1904, com exceção de uma. Em 2004, o Estado elegeu o presidente Bush com uma margem de seis pontos percentuais sobre o democrata John Kerry e com uma margem de quatro pontos sobre o democrata Al Gore, em 2000.

Nacional

Em pesquisa nacional, o cenário é mais favorável ao democrata Obama. Segundo a mais recente sondagem diária do instituto Gallup, divulgada no domingo, o senador por Illinois lidera a disputa com 49% das intenções de voto contra 45% de McCain.

Contudo, com margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, a vitória de Obama também pode ser considerada um empate estatístico e mantém a disputa pela Casa Branca indefinida e acirrada.

No domingo passado (14), um dia antes das Bolsas de valores despencarem em Wall Street, McCain e Obama estavam tecnicamente empatados, com McCain favorito entre 47% dos entrevistados e Obama com 45% das preferências.

Os dois candidatos se preparam para seu primeiro debate televisivo na sexta-feira (26), na Universidade de Mississippi. O primeiro encontro entre os dois senadores oferece a McCain uma oportunidade crucial para ele se recuperar nas pesquisas de voto.

"Estes debates podem ser cruciais para que os americanos indecisos se definam. E aqueles americanos indecisos são os que basicamente vão definir a eleição", afirmou à CNN, Paul Steinhauser, editor de pesquisas da rede.

Obama participa nesta segunda-feira de comício em Wisconsin antes de partir para outros dois eventos de arrecadação de fundos em Chicago. Depois, segundo reportagem do jornal "The New York Times", ele parte para Tampa, na Flórida para se preparar para o debate.

Segundo a CNN, Greg Craig, ex-funcionário do Departamento de Estado sob o governo de Bill Clinton, fará o papel de McCain durante os treinos de Obama.

McCain deve passar esta segunda-feira na Pensilvânia com sua companheira de chapa, Sarah Palin. Depois, ele visita Ohio e Nova York para então dedicar um ou dois dias para se preparar.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/172857/visualizar/