Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sábado - 20 de Setembro de 2008 às 16:31
Por: Fablício Rodrigues

    Imprimir


A primavera, que começa na próxima segunda-feira, às 11h44, promete ser bem característica. As mudanças no regime de chuvas e temperaturas, típicas nesta estação do ano, serão muito comuns, segundo prevêem os meteorologistas.

“A primavera é a estação de transição entre o inverno frio e seco e o verão quente e úmido no centro-sul do Brasil, ou seja, uma mistura das duas estações. Vamos começar a primavera com características de inverno nos Estados do Sul, mas as pancadas previstas para Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais já lembram mais o verão”, diz a meteorologista Patrícia Madeira, do Instituto Climatempo.

Segundo as previsões, durante a primavera, os períodos secos e úmidos ficarão mais intercalados até dezembro. Em relação ao frio, a tendência é que ele fique menos intenso até o fim de outubro, no entanto, poderá provocar geadas nas áreas mais altas da região Sul.

Já as chuvas deixarão de ocorrer exclusivamente com a passagem de frentes frias, como é comum no inverno. Com o tempo abafado, a previsão é que ocorram algumas pancadas das chamadas “chuvas de verão”.

“Essas chuvas são rápidas, ocorrem sempre à tarde ou à noite, e são bem volumosas. Nas grandes cidades elas causam muitos transtornos, mas são necessárias para a elevação do nível das represas e para a melhoria da qualidade do ar”, esclarece Patrícia.

Ainda de acordo com as previsões da Climatempo, nas regiões Norte e Nordeste, a maior mudança durante a primavera será sentida no aumento da umidade no Acre, em Rondônia, no sul do Amazonas e do Pará, no Tocantins, no oeste da Bahia e no sul do Maranhão e do Piauí. No sertão e no agreste a seca irá persistir por mais alguns meses.





Fonte: Último Segundo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/172916/visualizar/