Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 19 de Setembro de 2008 às 12:35
Por: Vanessa Karla

    Imprimir


Através de sua forma cronológica e evolução do território mato-grossense, a Secretaria de Estado de Cultura iniciou na tarde desta quinta-feira (18.09), a exposição “Mato Grosso Território de Imagens”. O evento aconteceu no espaço Galeria Mato-grossense de Artes Visuais no prédio da Secretaria, onde ficará aberto ao público para visitação das 9h as 18h até 17 de outubro.

Na exposição a população pode visualizar diversas amostras, em um rico acervo de imagens que forma um quebra-cabeça de aspectos socioculturais, político e econômicos de um expressivo período do território mato-grossense, por meio de imagens, mapas, estampas e fotografias centenárias e contemporâneas, além de obras de arte inspiradas em registros fotográficos e encartes de publicação que envolvem a fotografia.

Para o Secretário de cultura do Estado de Mato Grosso, Paulo Pitaluga, a exposição é de extrema importância para o fortalecimento e reconhecimento da arte relatada através de fotografias, que retratam as belezas e o rico acervo de imagens, e a evolução do Território.

De acordo com a organizadora do evento Magna Domingos, o livro Mato Grosso-território de imagens apresenta aventuras fotográficas de cientistas estrangeiros que passaram pelo Estado, pelos históricos registros fotográficos de expedições como a do médico alemão Karl Von Steinem(1887-1888), nas cabeceiras do rio Xingu ou mesmo o registro estratégicos da empreitada de Rondon.

Já no Século 20, uma coletânea rica em imagens. O livro conta com a pesquisa do historiador João Antônio Lucídio, que apresenta um panorama histórico da fotografia de Mato Grosso de 1860 a 1960.

”O livro é uma trajetória amplamente documentada, e traz também uma das mais atuantes críticas de arte de Mato Grosso sempre acompanhada de ilustrações de algumas obras de importantes artistas mato-grossense como Clovis Irigaray, Mary Slessor, Regina Pena, Benedito Nunes, Marcelo Velasco”, explica.

Ainda segundo Magna a última parte do livro apresenta uma série de publicações fotográficas e catálogos correspondentes ao salão mato-grossense de fotografia, fotos que exibem formas e cores capturadas em detalhe, perpetuando instantes de cultura e história mato-grossense.

A solenidade contou com a participação do secretário Paulo Pitaluga, da secretária-adjunta Francielle Leão, a organizadora do evento Magna Domingos e demais representantes da sociedade.

A galeria de Artes Visuais está situada na Avenida Getúlio Vargas, nº 247, sede da Secretaria de Estado de Cultura.

Para mais informações 3613-9216.





Fonte: SEC-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/173016/visualizar/