Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 17 de Setembro de 2008 às 02:41
Por: Janã Pinheiro

    Imprimir


Se as eleições fossem hoje o candidato à reeleição Celso Banazeski (PR) exerceria seu segundo mandato consecutivo na prefeitura de Colíder (a 636 km de Cuiabá). Ele impõe uma vantagem de 18 pontos percentuais sobre o candidato do PMDB, Professor Eldir. O republicano tem 52% da preferência do eleitorado no voto estimulado - quando a escolha do candidato é feita por meio de uma lista com o nome dos majoritários. O peemedebista aparece com 34% das intenções de voto. Nessa amostragem o número de indecisos é de 13%, enquanto 1% responderam que votariam em branco ou nulo.

A pesquisa, realizada pelo Gazeta Dados nos dias 10 e 11 de setembro, entrevistou 400 pessoas capazes de gerar resultados representativos para o conjunto da população do município de Colíder. O instituto protocolou a pesquisa sob o número 1954/2008 e registro 005/2008 na 23ª Zona Eleitoral da Comarca de Colíder.

Margem de erro - A margem de erro da pesquisa foi estipulada em 4 pontos percentuais para mais ou para menor. O intervalo de confiança é de 95%, isto é, se fossem realizadas 100 pesquisas em 95 delas os resultados estariam iguais a estes, dentro da margem de erro fixada. O instituto fez a pesquisa quantitativa por meio da técnica Survey, que consiste na aplicação de questionário estruturado e padronizado a uma amostra representativa do público pesquisado.

Espontâneo - No voto espontâneo, quando o eleitor é estimulado a responder em quem irá votar, Celso Banazeski mais uma vez aparece em primeiro lugar, com 50% das intenções de voto. Professor Eldir tem 33% da preferência do eleitorado. Nessa amostragem o índice de indecisos salta de 13% do estimulado para 17%. O número de pessoas que votariam em branco ou nulo se manteve em 1%.

Votos válidos - O instituto fez também simulações dos votos válidos, quando são retirados os brancos, nulos e o índice de indecisos. Ao arredondar os percentuais o candidato do PR chega a 60% da preferência dos eleitores e o peemedebista a 40%. Nessa situação Celso Banazeski poderia subir a 64% das intenções de votos ou descer a 56% e o Professor Eldir pode atingir 44% na margem superior ou recuar a 36% na margem inferior.

Perfil - Setenta e sete por cento dos eleitores entrevistados pelo Gazeta Dados são da zona urbana e 23% da área rural, sendo que 51% são homens e 49% mulheres. O instituto verificou ainda o grau de escolaridade das pessoas que participaram da pesquisa. Os analfabetos ou que têm o ensino fundamental somam 71%, enquanto 24% têm o ensino médio e 5% o nível superior. A faixa etária de 16 a 24 anos corresponde a 21% dos eleitores, de 25 a 34 anos, a 24%, de 35 a 44 anos, a 22% e acima de 45 anos a 33%. A renda familiar de 77% dos entrevistados é de até 5 salários mínimos, de 17% compreende de 5 a 10 salários e de 6% acima de 10 mínimos. Trinta e nove por cento trabalham por conta própria, 30% em empresas privadas, 11% são donas-de-casa, 7% são aposentados ou pensionistas, 4% estão desempregados ou procurando trabalho, 3% atuam em órgão público municipal, 2% em federal e 1% em estadual.

Vencedor - Na pergunta "Quem ganhará as eleições", uma das inovações do Gazeta Dados nas rodadas eleitorais de 2008, Celso Banazeski surge como vencedor para 54% dos entrevistado, contra 33% atribuídos ao Professor Eldir. Doze por cento não quiseram responder e 1% afirmaram que nenhum dos dois candidatos será o ganhador do pleito.

Rejeição - Além de perguntar em quem irá votar o instituto quis saber também dos eleitores qual o candidato que eles rejeitam. Com 43% aparece em primeiro lugar o peemedebista, seguido do candidato à reeleição que registra 26% de rejeição. Nessa amostragem o índice de pessoas que preferiram não responder chega a 30%, enquanto 1% dos entrevistados disseram que não rejeitam os candidatos. Sessenta e dois por cento dos eleitores que rejeitam o Professor Eldir estão na zona rural e 37% na área urbana. Já o republicano tem mais rejeição na cidade, onde 29% não aprovam sua gestão. Na área rural o número atinge 18%. Os dois candidatos têm maior rejeição entre os homens. Professor Eldir atinge 47%, contra 27% de Celso Banazeski.

Campanha - Os eleitores avaliaram também a campanha eleitoral dos candidatos. Para 55% dos eleitores Celso Banazeski tem feito a melhor propaganda de rádio e TV. Trinta e três por cento consideram que o melhor programa eleitoral está sendo realizado pelo Professor Eldir, enquanto 11% não quiseram responder e 1% respondeu que nenhuma das duas campanhas vem sendo bem executada.

Vereador - O instituto verificou o voto espontâneo para vereador. A candidata Lika aparece em primeiro lugar com 6,31% das intenções de voto. Em seguida Zé Freitas é citado com 5,65% da preferência do eleitorado. Em terceiro lugar aparecem empatados com 4,65% os candidatos Osmar e Mineiro. A 19 dias das eleições 14,95% dos eleitores ainda não têm candidato a vereador e 34,22% não quiseram responder a pergunta.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/173138/visualizar/