Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 12 de Setembro de 2008 às 13:32

    Imprimir


A campanha de vacinação contra a rubéola foi prorrogada em Mato Grosso até o dia 30 de setembro. A vacinação, que terminaria hoje, teve o prazo estendido para que o número de pessoas imunizadas alcance ou chegue próximo a 100%. Até a manhã desta sexta o índice de pessoas vacinadas no Estado era de 73,17%, que equivalem a 1.077.566 pessoas. Os dados são do Ministério da Saúde.

Devem tomar a vacina contra a rubéola homens e mulheres com idade entre 12 e 39 anos. A vacina é contra-indicada para gestantes, pacientes em tratamento quimioterápico, que usam corticóide ou que tenham passado por um transplante de medula óssea há menos de dois anos.

A doença

A rubéola é uma doença aguda causada por vírus, muito contagioso, que se transmite com extrema facilidade. A pessoa doente pode apresentar manchas avermelhadas na pele, começando no pescoço, que depois se alastra para o tronco, pernas e braços. A doença é aguda porque os sinais principais aparecem rapidamente, as manchas no corpo (exantema) apresentam máxima intensidade no 2º dia e desaparecem até o 6º dia, durando em média de 5 a 10 dias, coincidindo, geralmente com o início da febre, que é baixa. Esses sinais colaboram para fazer a diferença com outras doenças que apresentam manchas no corpo.

Doença na gravidez

A rubéola não é uma doença grave o problema é quando ela é transmitida à mulher grávida. Neste caso a gestante pode abortar ou o bebê pode nascer morto, além disso o bebê pode nascer com a Síndrome da Rubéola Congênita (SRC) e apresentar alguns problemas que perduram por toda vida.

Os problemas mais comuns são: deficiência auditiva (surdez), lesões oculares (retinopatia, catarata, glaucoma), problemas no coração (más formações cardíacas), problemas neurológicos. O período de incubação varia de 14 a 21 dias. A média é de 17 dias. O período de transmissibilidade é de 5 a 7 dias antes do início do exantema, aproximadamente, e pelo menos de 5 a 7 dias depois.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/173333/visualizar/