Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 11 de Setembro de 2008 às 10:37
Por: Fabíola Salvador

    Imprimir


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê regularidade de chuvas a partir de outubro, época de plantio da safra de verão na região Centro-Sul. De acordo com o chefe do Serviço de Pesquisas Aplicadas do Inmet em Brasília, Expedito Rebello, no Centro-Oeste a chuva deverá aparecer a partir de 25 de setembro e será regularizada no início de outubro. "Isso vai resultar em 180 milímetros de chuvas, o que varia entre 15 e 20 dias de tempo chuvoso. São boas condições para o plantio, principalmente de culturas como soja e milho", analisou.

No Sudeste, a intensidade de chuvas será maior no Estado de São Paulo e no centro de Minas Gerais. No norte de Minas, a previsão é de ocorrer a partir de 15 de outubro. Já na região Sul, as chuvas, que começaram em junho, estão bem distribuídas. "Já ultrapassaram até um pouco a média, o que ocasionou aumento da umidade do solo, mas os agricultores não precisam se preocupar porque, em outubro, haverá alternância entre dias chuvosos e ensolarados", ressaltou Rebello.

Desde 1996 o Inmet faz previsões meteorológicas. Hoje, são 726 estações em todo o território nacional, sendo 422 automáticas e 304 convencionais. A meta para este ano é completar 500 estações automáticas, o que permitirá pontos de captação a cada 150 km. Por meio dessa rede, é possível verificar informações sobre temperatura, umidade, pressão atmosférica, chuvas, direção e velocidade dos ventos, bem como radiação solar das áreas. A cada hora, os dados de todas as estações no País são integralizados, transmitidos por satélite e telefonia celular para alimentar o banco de dados do Inmet, em Brasília. As informações são do Ministério da Agricultura.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/173396/visualizar/