Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 11 de Setembro de 2008 às 07:14
Por: Thiago Almeida

    Imprimir


Tangará da Serra, MT - Trabalhar em conjunto com o objetivo de fortalecer as ações de segurança pública na região. Este é o objetivo do Gabinete de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), em Tangará da Serra, segundo o delegado da Polícia Judiciária Civil, Aldo Silva da Costa. Eleito durante nesta quarta-feira (10.09) como novo secretário-executivo do GGI, o delegado afirma que integração é a palavra chave quando se fala em ações de segurança pública. "Precisamos unir forças com o Estado, municípios e sociedade civil organizada para atingirmos melhores resultados", ressalta.

Acompanhada pelo secretário executivo do GGI Estadual, major Vagner Santino, a reunião contou com representantes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Técnica, Conselho Tutelar e Sistema Prisional, além de outros órgãos. Para o novo secretário executivo, a assiduidade dos representantes surpreendeu. "Fico feliz em saber que o GGI poderá contar com a força destes representantes, em especial o Poder Judiciário e Ministério Público, que são peças fundamentais neste processo".

"Com isso, podemos desencadear mais ações e trazer o debate sobre segurança pública para um fórum que não possui hierarquia entre instituições. Vale ressaltar que a experiência do novo secretário executivo, que já trabalhou em Cáceres e Pontes e Lacerda, área de fronteira, vai acrescentar ainda mais aos trabalhos do GGI regional", reforçou o secretário-executivo do GGI Estadual.

Vagner Santino elogiou a participação do município no que diz respeito à segurança pública. "O GGI em Tangará da Serra sempre trabalho de maneira eficaz, fazendo cobrança ponderada das ações do Estado em segurança, sendo um veículo de pavimentação da tranqüilidade pública e harmonia social", complementou.

CINCO ANOS - No próximo dia 21 de outubro, o Gabinete de Gestão Integrada completa cinco anos de existência. Segundo Vagner Santino, a data deverá ser comemorada de maneira especial. "A idéia é realizar uma reunião ampliada entre o GGI estadual e os representantes dos cinco GGIs regionais, visando a troca de experiências e o relatório dos trabalhos realizados em suas áreas de atuação".

SAIBA MAIS - O GGI é um fórum deliberativo e executivo que opera por consenso, sem hierarquia e respeitando a autonomia das instituições que o compõem, sendo ainda uma das prerrogativas do Plano Nacional de Segurança Pública. Em Mato Grosso o GGI foi instituído em agosto de 2003. O Gabinete de Gestão Integrada de Mato Grosso foi o segundo Gabinete criado no país (o primeiro foi o GGI do Espírito Santo), e o primeiro do Brasil a promover a regionalização dos trabalhos.

Em Mato Grosso, Estado apontado pelo Governo Federal como um modelo a ser seguido, funcionam além do GGI-MT e do regional de Tangará da Serra, gabinetes integrados instalados em municípios-pólo como Sinop, Barra do Garças, Cáceres e Rondonópolis.

Atualmente, todos os Estados brasileiros contam com GGIs e a intenção do Governo Federal, inclusive tema de uma das pautas do Fórum Internacional, é expandir os gabinetes a os municípios.





Fonte: Sejusp-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/173416/visualizar/