Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 05 de Setembro de 2008 às 13:32

    Imprimir


O Comitê de Gestão e Combate ao Fogo da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), decidiu prorrogar o período proibitivo de queimadas no Estado até 15 de outubro. A informação foi confirmada em primeira mão ao Só Notícias pelo major Héctor Péricles, coordenador do comitê. A proibição terminaria no próximo dia 15 e, “devido às condições climáticas resolvemos prorrogar por mais 30 dias”, disse Péricles. A decisão será homologada na próxima semana.

Nos dias 22 de setembro e 06 de outubro, novas avaliações serão feitas e, se “chover forte nesse período, pode ser antecipado de 15 de outubro para uma dessas datas”, afirmou o major. Um balanço realizado nos primeiros 30 dias de proibição (15 de julho a 15 de agosto), apontou que o Estado reduziu cerca de 400% o número de focos de calor em relação ao mesmo período do ano passado, tirando Mato Grosso da liderança do rankink de queimadas.

Ano passado, foram verificados 8.751 focos no Estado, 50,4 % de um total de 17.349 detectados em todo o Brasil. Os focos são registrados 24 horas pelo satélite NOOA 15 e repassados ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

Provocar queimadas é crime. A pessoa que for pega provocando queimada pode responder administrativamente, com multas que variam de R$ 1 mil, por hectare, nas áreas abertas, até R$ 1,5 mil por hectare, nas áreas de floresta. Quem for pego pode ainda responder criminalmente por seu ato. A população pode ajudar na prevenção e controle através do telefone para denúncias nas áreas rurais, o 0800-653838. Para queimadas urbanas o telefone de denúncias é o 193, do Corpo de Bombeiros.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/173557/visualizar/