Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 04 de Setembro de 2008 às 14:27

    Imprimir


O crescimento mundial pode diminuir e ficar em torno de 1% em 2009, ou seja a metade do previsto para o acumulado de 2008, advertiu nesta quinta-feira o economista chefe da Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad), Heiner Flassbeck.

Em seu relatório anual mais recente, a Unctad indicou que, no segundo semestre deste ano, a economia mundial já estava "à beira da recessão", devido ao impacto da crise financeira, à disparada dos preços das matérias-primas e à grande volatilidade da taxa de câmbio.

Mas a agência da ONU também alertou contra a tendência de superestimar o problema da inflação, dizendo que o uso das taxas de juros para combater a alta de preços pode ser "contraproducente".

Assim, recomendou moderar os aumentos salariais para prevenir uma espiral de custos, e uma maior coordenação entre os bancos centrais na hora de tomar uma decisão sobre as taxas de juros.

A agência da ONU destacou que o PIB (Produto Interno Bruto) mundial diminuirá neste ano 1% em relação ao ano anterior. "Poderá inclusive cair ainda mais se a situação piorar na segunda metade do ano", indicou o secretário-geral da Unctad, Supachai Panitchpakdi.

Para 2009, o economista chefe da Unctad, Heiner Flassbeck, prevê que o "crescimento mundial baixará de 2,9% em 2008 para 1% ou 1,5%".

"A turbulência financeira, a alta dos preços das matérias-primas e o enorme vai e vem da taxa de câmbio estão tendo um impacto gigantesco sobre a economia mundial e tornam obscuras as perspectivas para 2009", destacou o relatório.

A Unctad também foi dura ao comentar o sistema financeiro, "destacando que um sistema que sofre uma crise severa a cada três anos deve ter falhas profundas".

"A recente crise mostrou mais uma vez que a disciplina do mercado por si só não é efetiva para impedir episódios recorrentes de 'exuberância irracional' e que o mercado não pode lidar com baixas em massa dos preços dos ativos financeiros", afirmou.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/173612/visualizar/